No passado dia 15 de outubro, no edifício sede da União de Freguesia, na freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima, decorreu a cerimónia de tentativa da instalação dos novos órgãos autárquicos da União das Freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira e Deão), eleitos para os próximos quatro anos.
De acordo com os resultados das eleições autárquicas, realizadas no passado dia 26 de setembro, Armindo Dias Fernandes, da lista União é Progresso 2021, venceu sem maioria, tendo resultado na lista vencedora com quatro mandatos, PPD/CDS, dois mandatos, VSF, dois mandatos, Aliança, um mandato, resultando numa oposição em maioria.
Face a este novo cenário, Armindo Dias Fernandes apresentou proposta apenas com elementos da sua lista, tendo a mesma sido chumbada pelos partidos.
Perante este cenário, os restantes partidos tentaram que houvesse abertura da parte do presidente para um acordo, sem sucesso, dado que o presidente não pretende “abdicar” de nenhum elemento da sua equipa no executivo.
A sessão terminou, ficando agendada para o próximo dia 05 de novembro nova sessão, de forma a conseguir chegar a um acordo para formar executivo.