Marta Paço é campeã

Marta Paço sagrou-se campeã do mundo de surf adaptado na Califórnia.

A atleta vianense, de 16 anos e cega de nascença, surfou para um total de 16,33 pontos, resultantes das suas melhores ondas do dia (8,50 e 7,83), deixando a espanhola Carmen Lopez no segundo lugar, com 7,53, e a norte-americana Barbie Pacheco no terceiro, com 2,77.

A adolescente natural de Viana do Castelo, atleta do Surf Clube de Viana, tinha conseguido uma medalha de bronze na estreia em Mundiais, em 2018, sagrou-se campeã europeia no ano seguinte e agora arrebatou o título de campeã mundial na sua classe.

Marta Paço fala que esta conquista é o “resultado de muito trabalho” dela e do treinador Tiago Prieto, que a acompanha desde o início da aventura no surf. 

 A atleta assegura que “é, sem dúvida, uma conquista que me deixa muito orgulhosa e com vontade de continuar a trabalhar para que possa evoluir e contribuir para que outras pessoas com deficiência possam começar a surfar e a descobrir a magia do surf”.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou na última reunião de Câmara, por unanimidade, um voto de congratulação à atleta Marta Paço. 

“A atleta de surf adaptado do Surf Clube de Viana do Castelo, ao serviço da seleção nacional de ‘parasurfing’, voltou a fazer história com mais um título que se junta ao seu palmarés, que inclui uma medalha de bronze no ISA World Adaptative Surfing Championship, entre outros”, destaca a proposta.

Adianatando: “Marta Paço, de 16 anos, cega de nascença, começou a praticar surf no âmbito do projeto municipal ‘Náutica para Todos’, sendo hoje uma referência nacional e um exemplo em diversos domínios”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.