Porto de Viana acolhe embarcação para transportar materiais para parque offshore

O navio de abastecimento offshore Maersk Achiever já está ancorado no porto de Viana do Castelo para transportar as boias sinalizadoras do parque de energia de ondas criado pela empresa CorPower Ocean Portugal, a instalar na Aguçadoura.

“Esta embarcação será responsável pela execução de diversas operações marítimas, incluindo o transporte e instalação do sistema de ancoragem do dispositivo, assim como de uma série de boias sinalizadoras para instalação e delimitação do denominado Parque de Energia das Ondas HiWAVE-5, situado a 6 km da Aguçadoura, concelho da Póvoa de Varzim”, refere fonte da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Segundo fonte da APDL esta é a primeira operação marítima da CorPower Ocean Lda de dimensão assinalável a partir do porto comercial de Viana do Castelo.

Para a transferência da energia gerada pelos conversores de energia das ondas (WEC), será instalado também pelo Achiever um cabo submarino elétrico de seis quilómetros, assente no leito do mar, com aterragem numa zona envolvente à subestação existente na Praia da Barranha (Aguçadoura), e ancorado no lado do mar na caixa de ligações que sita no topo do sistema de ancoragem do WEC.

Os trabalhos nas proximidades da Aguçadoura irão decorrer durante 10 dias, sendo que os principais trabalhos marítimos a ser executados correspondem à instalação de quatro boias de navegação, do cabo submarino de 6km e respetivas boias de sinalização, da âncora do WEC e de uma boia de monitorização.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.