Cerveira premeia alunos

Quatro estudantes do concelho de Vila Nova de Cerveira foram premiados ao abrigo do concurso “Eu sou Europeu”, enquadrado no projeto EFOF – European Future is Our Future. Um concurso que contou com a participação de dezenas de crianças e jovens dos países parceiros do projeto: Bulgária, Itália, Eslovénia, para além de Portugal (Vila Nova de Cerveira).

A aluna da ETAP – Escola Profissional de Cerveira, Letícia Fernandes, que foi distinguida neste concurso internacional com o 1º prémio na categoria de fotografia, a 12 de outubro de 2021, em Nova Gorica, na Eslovénia, recebeu das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira uma trotinete elétrica. Com a mensagem “Apesar de não sermos perfeitos, estamos sempre unidos. Somos europeus!”, a jovem estudante apresentou uma fotografia, na qual cinco jovens estão a pintar várias bandeiras de países europeus, enfatizando a bandeira da União Europeia.

Já as crianças Eva Pereira e Enzo Soares, do ATL de Lovelhe, e Daniel Álvarez do ATL de Centro Social e Paroquial de Campos, seriadas a nível nacional na área de desenho, receberam da autarquia um kit de Artes. No total, em representação do Município de Vila Nova de Cerveira, foram a concurso 28 trabalhos de crianças e jovens, nas diferentes categorias – Escrita, Desenho, Fotografia e Clip de vídeo – e escalões etários.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, realçou a importância da participação das crianças e jovens neste concurso internacional como forma de fomentar a inclusão e a cidadania europeia, de melhorar a compreensão dos benefícios da União Europeia e de fomentar o diálogo intercultural, a compreensão mútua e a reflexão sobre o futuro da Europa. Participação esta que o autarca considera fundamental em todos os domínios, porque “a participação ativa dos mais jovens, o seu interesse e envolvimento são de uma grande importância para o futuro de Vila Nova de Cerveira. Por isso, conto com eles para construirmos futuro. E eles poderão contar comigo nesse caminho”.

Neste sentido, e em nome do Município cerveirense, o autarca felicitou os jovens premiados, bem como todas as crianças, jovens e instituições pela participação e envolvimento em prol dos princípios da inclusão e cidadania europeia.

O projeto “EFOF – European Future Is Our Future” resulta de um consórcio de parceiros, nomeadamente, Vila Nova de Cerveira (Portugal), o Município de Dalgopol (Bulgária) – na qualidade de coordenador -, o Município de Aksakovo (Bulgária), o Município de Osilo (Itália), o Município de Nova Gorica (Eslóvenia) e uma organização da Sociedade Civil Bio Network (Bulgária), no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos – Rede de Cidades”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.