Homenagem aos ex-combatentes do Ultramar

Realizou-se no passado dia 22 de janeiro, pelas 14h, uma homenagem aos ex-combatentes do ultramar da nossa freguesia. 

Do programa fez parte uma missa em honra dos ex-combatentes do ultramar já falecidos e romagem ao cemitério. Esta missa foi presidida pelo Sr. Capelão das Forças Armadas e abrilhantada pelo Grupo Coral Polifónico de S.Romão de Neiva. Na homília foram recordados todos os militares que defenderam a pátria, os presentes, e os que também já faleceram. 

Depois, no cemitério, perante a exposição de uma grande coroa de flores, com os dizeres “Homenagem aos ex-combatentes do Ultramar”, foram relembrados os já falecidos, de uma forma saudosa e relevante, o único soldado da freguesia, que morreu na Guiné, que neste dia fazia 53 anos da sua morte, precisamente no dia 22 de janeiro, dia da homenagem. Faltavam apenas três meses para o fim da sua comissão, e para o seu regresso, mas o destino fez com que isso não acontecesse. 

Pelas 16h, houve a receção aos convidados na sede da junta de freguesia, onde foi descerrada uma placa de homenagem aos Combatentes do Ultramar. Em seguida, foram distribuídos a cada presente, um livro, com o título “Só o não saber se regressava – Memórias da Guerra Colonial”,  onde se podem ler relatos dramáticos contados pelos combatentes, que podem ferir algumas sensibilidades. Esses relatos contam histórias de cada um dos combatentes vivos, narradas também por familiares. Este livro foi escrito pelo historiador Rodrigo André Vitorino Vaz, que teve o empenho de fazer toda a investigação, falando com os ex-combatentes e familiares, onde são contados acontecimentos e episódios do terreno de combate. 

Estiveram presentes neste grande evento, o Exmo. Sr. presidente da Câmara de Viana do Castelo, elementos da junta de freguesia, os representantes da Liga dos Combatentes do núcleo de Ponte de Lima e da Associação de Paraquedistas do Alto Minho de Viana do Castelo, com os seus respetivos estandartes, convidados, combatentes, familiares e um grande número de neivenses que se associaram às comemorações. 

Foram realmente momentos de reflexão, de grande simbolismo histórico e cultural. Foi uma ótima ideia da Junta de Freguesia, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

Um bem-haja pelo evento que recorda tempos passados, cerca de 50 e que não eram nada fáceis para as populações. Parabéns à Junta de Freguesia, Câmara Municipal e a todos que trabalharam, para que esta homenagem tenha sido um sucesso. 

Pagamento de assinatura

Pagou a assinatura anual por nosso intermédio, o Sr. António Alves Meira Cruz, da freguesia de Sampaio d’ Antas, Esposende. E ainda o Sr. António Rodrigues Martins da Costa, de S.Romão de Neiva.

Aos srs. assinantes relembro que não precisam ir a Viana para pagar a sua assinatura, basta que se dirija ao correspondente e pagar. Ele trata de fazer chegar o pagamento ao Jornal. Em nome do jornal “A Aurora do Lima”, os nossos agradecimentos e um bom Ano Novo para todos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.