Realizou-se no passado dia 22 de janeiro uma Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue da Meadela, na sua sede sita à rua da Bouça Longa, na Meadela, para discussão e aprovação do plano de atividade e orçamento da Associação para o exercício do ano 2022.
Na apresentação dos documentos, o presidente da Associação António Mesquita, depois de saudar todos os presentes, começou por agradecer às entidades e instituições que colaboram com subsídios para a Associação referindo cada uma delas, o Instituto Português do Sangue e Transplantação, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, que continuam a apoiar a Associação de forma constante e generosa.
Realçou a colaboração da União de Freguesias que apoia a Associação desde a primeira hora e de quem disse contar continuar a merecer todo o apoio e amizade que nos tem dispensado, sublinhando, ser de toda a justiça realçar, a amizade que o seu antigo presidente, José Ramos e todo o executivo, nutrem pela Associação
À Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa do seu antigo presidente, eng. José Maria Costa, sócio honorário, que ao longo dos anos tem atendido à missão. Foi igualmente lembrado o atual presidente da Câmara, Arquiteto Luís Nobre, de quem tem a promessa de homenagear os Dadores Benévolos de Sangue com uma estátua numa rotunda ou praceta. Agradeceu ainda às empresas e aos associados, pois é certo que sem estas ajudas, seria quase impossível desenvolver toda a atividade de bem-fazer pelo próximo, os “doentes”.
Referindo-se ao Plano e Orçamento, António Mesquita começou por elencar as atividades a realizar durante o ano de 2022 “de forma a atingir os objetivos a que nos propusemos quando, vai para 26 anos de empenho e dedicação, com um único objetivo: Promover, sensibilizar, planear recolhas de sangue e tipagem para medula óssea, para que este precioso líquido nunca falte nos hospitais do país. A nossa colaboração com o IPST é no sentido de sermos solidários para com os doentes de todo o país”.
Será dada continuidade às ações desenvolvidas nos anos anteriores, continuaremos, nomeadamente, ações de promoção, sensibilização e recolha de sangue e tipagem de medula óssea, nas várias freguesias do concelho e empresas. Embora as ações de sensibilização sejam destinadas ao público em geral, continuaremos a prestar uma especial atenção às camadas mais jovens da população. “Continuaremos, como até agora, a pugnar por um país e distrito mais solidário e cada vez mais desafogado em necessidades de sangue. Sempre entendemos que se deve ser solidário com o país e assim o temos feito”.
Recolhas de Sangue e Medula Óssea: A exemplo dos anos anteriores a Associação vai promover recolhas de sangue e registo de medula óssea, com a colaboração do Instituto Português do Sangue e Transplantação IPST, IP, e da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) – Viana do Castelo.
“Irá continuar a colaborar com o IPST, IP e com a ULSAM Centro Hospitalar do Alto Minho – Viana do Castelo, redobrando a nossa atenção naquelas épocas em que, tradicionalmente, as necessidades de sangue aumentam, em virtude do aumento da população no país, nomeadamente, nos meses de verão (época de férias), na época natalícia e no fim de ano”, salienta.
Sociabilização para a Dádiva Benévola de Sangue: Tão importante como as recolhas de sangue é a sensibilização das populações para um ato de solidariedade e de cidadania, a necessidade de dar sangue. Só com uma eficaz sensibilização se conseguirá uma efetiva e harmoniosa renovação dos dadores que permita manter o relativo desafogo em necessidades de sangue que se vem verificando nos últimos anos no país.
Campanhas de sensibilização: Logo que seja possível, vão contactar as escolas do 1.º ciclo, 2.º ciclo, secundário, centro de formação profissional, empresas, sem esquecer a população em geral.
Vão assinalar os dias 27 de março, dia Nacional do Dador de Sangue, e o 14 de junho, dia Mundial do Dador de Sangue
Saúde, Desporto e Lazer
É hoje aceite pela generalidade da população que o ritmo acelerado dos tempos modernos influencia o modo de vida das pessoas. É face a estas novas exigências e pressões colocadas pela sociedade moderna que o desporto e lazer começam a ocupar um lugar de relevo na vida quotidiana de cada um, a ponto de se ver um número cada vez maior de pessoas a recorrer à prática de exercício físico como forma de procurar o bem-estar psicológico.
Em conclusão, António Mesquita lembrou ainda aqueles que voluntariamente e altruisticamente colaboram com a Associação nas mais variadas tarefas, referindo que uma Associação como aquela, sem fins lucrativos, vive graças ao trabalho voluntário de um punhado de pessoas que, altruisticamente, dispõem de muito do seu tempo livre em favor do semelhante. Para todas as ações de sensibilização/formação programadas contam com a colaboração do núcleo de formação e sensibilização, constituída pelos seguintes profissionais de saúde: Dr. Luís Belo, Doutora Manuela Cerqueira, Doutora Albertina Marques e Enfermeira Jacinta Pisco.
Núcleo de Formação e Sensibilização
O Núcleo de formação e sensibilização, é responsável pela área de saúde, promoção e divulgação da dádiva benévola de sangue, colóquios, sensibilização, rastreios e outros organizados pela nossa Associação. A sua constituição é a seguinte: Dr. Luís Belo, Doutora Manuela Cerqueira, Doutora Albertina Marques, Enfermeira Jacinta Pisco, Enfermeira Catarina Cavaleiro, Maria Luís Cerqueira Bento Alves.
Os colaboradores são a peça chave para a concretização deste plano de atividades, são eles: Nuno Rainho Gonçalves, Júlio César Vaz de Almeida Lopes, Rui Miguel da Silva Mesquita, Carlos Alberto Pereira Lima Veiga, Maria Rosa Araújo Antunes Carvalhido, Maria Eduarda Cavaleiro.
Para o ano de 2022, o orçamento prevê uma receita/despesa de 24.250,00€.
Postos a votação, os mesmos foram aprovados por unanimidade dos sócios presentes.
Novos órgãos
Nesta sessão foram ainda apresentados e votados por unanimidade, os novos Órgãos Sociais da Associação para o Quadriénio 2022/2025, que ficaram assim constituídos:
Mesa da Assembleia Geral: presidente – Manuel Luís Antunes Belo da Silva; vice-presidente; Maria Manuela Amorim Cerqueira; secretária – Maria Albertina Álvaro Marques.
Direção: presidente – António José Gonçalves Mesquita; vice-presidente – Hélder Mesquita Barreto; secretária -Teresa Raquel Coelho de Castro; secretária – Maria Catarina Rodrigues Silva Cavaleiro Gomes; tesoureiro – Camila Matos Cerqueira; vogal – Albino Gonçalves de Faria Gomes; vogal – Tânia da Conceição Rodrigues Mesquita.
Conselho Fiscal: presidente – Miguel Eduardo Barbedo Pinho Manso Gigante; vogal – António Quesado Marques; vogal Jacinta Maria Pisco Alves Gomes.
Dê Sangue! salve vidas humanas.