O estado de seca que vive Portugal levou o ministério do Ambiente a recomendar a não produção elétrica na barragem do Lindoso.
Os níveis da albufeira do Alto Lindoso estão, neste momento, muito baixos, e a recomendação foi a de apenas manter a produção de eletricidade necessária à manutenção técnica, de forma a assegurar os volumes de água para o abastecimento da rede pública.
“Temos desenvolvido, permanentemente, contactos quer com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), quer com a EDP. A situação é preocupante, tanto na albufeira da barragem hidroelétrica do Alto Lindoso, como na de Touvedo”, afirmou, há dias, Augusto Marinho, à CNN.
Para além da diminuição de água para o abastecimento à população, a falta de água na albufeira colocou a descoberto a aldeia abandonada de Aceredo, levando muitos curiosos a visitar aquele espaço, que ficou submersa em 1992.
A barragem do Lindoso está construída na bacia do rio Lima e foi projetada em 1983 e concluída em 1992, tendo sido inaugurada no ano seguinte por Cavaco Silva.
Foto: Barca FM