O Centro Social e Cultural de Carreço está em plena fase de expansão. É exatamente o que se pode observar através das obras que estão a decorrer referentes à sua segunda fase. As referidas obras estão a evoluir em bom ritmo e como já tivemos o ensejo de aqui referir, em edição anterior, ficam situadas na Avenida Nossa Senhora da Graça, precisamente em frente das atuais instalações do Centro Social, de referir também que o edifício tem ótimas acessibilidades pelas traseiras a partir da Estrada Velha.
As referidas obras contemplam, nesta primeira fase, drenagens, fundações e a respetiva estrutura do edifício que engloba cave e rés do chão. A conclusão da atual fase dos trabalhos está prevista para daqui a mês e meio, à qual seguir-se-ão, de imediato, as restantes fases e de acordo com o plano da obra, esta deve ficar concluída no final deste ano.
Por informação prestada pelo presidente do Centro Social, Viana da Rocha, a segunda fase da obra já está com o respetivo concurso a decorrer, pelo que vai certamente ter o seu início logo a seguir às obras desta primeira fase, isto apesar dos vários condicionalismos por que passa o respetivo concurso, uma vez que se trata de um concurso internacional onde os contratempos podem aumentar e por conseguinte provocar atrasos.
O objetivo da presente expansão do Centro Social visa essencialmente capacitar a instituição para responder à grande procura de ingressos na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, isto é, o Hotel Sénior e simultaneamente viabilizar a mesma instituição economicamente.
Neste contexto, o projeto prevê a criação de 52 camas, o que equivale dizer que são duas vezes e meia mais do que a dotação atual, a qual é de apenas 21. No entanto, outras valências de apoio do Centro Social foram consideradas e estão no projeto para a instalação no novo edifício, que agora está em construção.
Como facilmente é deduzível a expansão prevista para o Centro Social e Cultural de Carreço vai dinamizar a curto prazo, uma maior empregabilidade por parte desta instituição a qual vai ver reforçada a sua posição de líder empregador de serviços na nossa freguesia.
Uma vez mais, congratulámo-nos com a expansão do Centro Social, particularmente agora com as obras em curso, fazendo votos que as mesmas se concretizem nos prazos previstos de acordo com o plano de execução e que rapidamente possamos ter mais esta resposta ativa na freguesia.