Hoje, dia 18 de fevereiro de 2022, Valença celebrou o seu feriado municipal em honra de S. Teotónio.
Apesar da chuva que se fazia sentir, as cerimónias arrancaram nos Paços do Concelho com o Hastear da Bandeira e com um momento musical a cargo da Associação de São Pedro da Torre.
De seguida, procedeu-se à deposição de uma coroa de flores a S. Teotónio, na Coroada, Fortaleza.
As comemorações continuaram em Ganfei, com outra deposição de coroa de flores a S.Teotónio e com a missa que contou com a presidência do senhor Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
Ato seguido, foi a sessão solene que decorreu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais.
José Manuel Carpinteira e José António Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Assembleia Municipal, respetivamente, usaram da palavra para falar sobre a importância deste dia, assim como da imagem de S.Teotónio, para Valença.
Assim, José Manuel Carpinteira, referiu que “este feriado municipal, é um momento de comunhão de todo o município, onde os munícipes das 11 freguesias e uniões de freguesia têm que sentir-se parte integrante e incluída.
É a razão pela qual estamos todos aqui, honrando Valença e a história de vida do Primeiro Santo Português, promovendo a sua projeção no concelho, no país e no mundo.
É, em São Teotónio, que nos devemos rever. Na sua humildade ímpar e na sua dedicação às causas comuns”.
Já José António Cerqueira, asseverou que “hoje é dia de todos os valencianos. Celebramos os valores da identidade valenciana, a coragem, a determinação e a capacidade de resistência e se há alguém que as corporiza é São Teotónio, o Primeiro Santo Português.
São Teotónio é uma figura marcante da nossa história, conselheiro de D. Afonso Henriques e um dos inspiradores da nacionalidade portuguesa, que merece um carinho e uma profunda devoção dos Valencianos, ao longo dos séculos”.
A cerimónia, que contou com vários momentos musicais a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença contou, ainda, para a Câmara Municipal de Valença atribuiu as Medalhas Municipais de Mérito à judoca Joana Morgado, do Judo Clube de Valença, aos Profissionais do Centro de Saúde de Valença e à Academia de Música Fortaleza de Valença.
Por fim, foram ainda homenageados os funcionários municipais aposentados nos últimos dois anos.
Joana Morgado
Joana Raquel Teixeira Morgado tem a graduação de 1º Dan (cinto preto) e conta, no seu currículo, com várias demonstrações e participações em inúmeros eventos desportivos, tais como Estágios e Campeonatos a nível Associativo, Zonal, Nacional e Internacional, bem como com um medalheiro impressionante em provas regionais, nacionais e internacionais.
Além do seu mérito desportivo, a Joana encarna na perfeição os valores incutidos no Judo, dando apoio nas aulas ministradas às crianças dos Jardins de Infância do concelho de Valença.
Profissionais do Centro de Saúde de Valença
A pandemia Covid-19 trouxe consigo uma séria ameaça à saúde pública e constituiu uma emergência sanitária em Portugal e no mundo. A rápida transmissão deste vírus e a inexistência de uma vacina fizeram abanar os alicerces da saúde, com milhões de pessoas em risco em todo o planeta.
Neste cenário, os profissionais de saúde tiveram que readaptar-se, reinventar-se e fazer um esforço sobre-humano para salvarem vidas e preservarem a saúde daqueles que foram afetados.
Valença não foi exceção. Os profissionais do Centro de Saúde de Valença – os médicos, os enfermeiros, os auxiliares, os administrativos – foram verdadeiros heróis na linha da frente, durante estes quase dois anos de crise pandémica, dando a resposta humanamente possível ante a exigência do contexto vivido, até ao limite da sua capacidade física e psicológica, destacando-se ainda no processo de vacinação no nosso concelho, desde há quase um ano.
O sucesso do funcionamento do Centro de Vacinação de Valença deve-se muito a estes homens e mulheres que, diariamente, trabalham para a vacinação dos Valencianos, contribuindo decisivamente para o combate contra a Covid-19. Hoje, mais que nunca, devemos valorizar a saúde e aqueles que dela cuidam. Devemos valorizar e reconhecer o trabalho do Serviço Nacional de Saúde e dos seus profissionais.
Academia de Música Fortaleza de Valença
Fundada em 2013, pela sua atual diretora Drª. Ivone Ribeiro, tem desempenhado com especial relevância a promoção do ensino especializado da música.
Em 21 de Setembro de 2014, esta academia foi homologada pelo Ministério da Educação e Ciência ficando autorizada a lecionar os Cursos de Iniciação em Música e o Curso Básico de Música. Em setembro de 2019, o Ministério da Educação homologou os seus Cursos Secundários de Música.
A Academia de Música Fortaleza de Valença desenvolveu, desde a fundação, o ensino musical junto de centenas de jovens valencianos, tendo na atualidade cerca de 190 alunos, mais de 20 professores e 3 funcionários.
Valença deve o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela direção, pelos professores, pelos alunos e respetivas famílias na valorização da música enquanto expressão artística de enorme relevância para o desenvolvimento da Cultura, no nosso território.