A Romaria d’Agonia vai realizar-se este ano de 17 a 21 de agosto, com o programa completo, após dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, e no ano em que se assinala o 110.º aniversário do primeiro cartaz ilustrado da festa, a seleção do próximo volta a ser por concurso público e tema livre.
“Face à evolução da pandemia e à nova normalidade, já estamos a preparar a próxima edição da Romaria d’Agonia tal como era feita antes e com a novidade de pela primeira vez o Desfile da Mordomia ser feito a uma quinta-feira. Deixamos de lado o formato de 2020 e 2021, de sentir a festa à distância, para a voltarmos a viver, observando eventuais regras sanitárias que estejam em vigor na altura”, referiu o presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia, António Cruz.
O cartaz ilustrado da Romaria d’Agonia, que anuncia a “maior” festa tradicional do país em todo o mundo, assinala este ano o 110.º aniversário do primeiro de que há registo, de 1912, e já está aberto o concurso para a escolha do ano, desde 21 de fevereiro até abril.