Dois novos campeões

A maior delegação de sempre da Academia de Xadrez da ADC Perre, a um campeonato distrital de jovens, foi também a mais bem-sucedida, por integrar dois novos campeões distritais: Filipa Osório e Francisco Pinto.

O campeonato distrital de jovens é a mais importante prova de xadrez para os jovens xadrezistas minhotos, e decorreu em Braga entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março, organizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga. Envolveu nesta edição mais de 60 participantes distribuídos pelos escalões sub08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20. A prova teve como árbitro principal Flávio Peixoto e a direção de prova esteve a cargo de Carlos Dias.

A ADC Perre participou neste campeonato, com a sua maior delegação de sempre composta de 14 jogadores, em todos os escalões competitivos, o que sucedeu pela primeira vez desde a criação desta modalidade no clube. Se tal facto era já motivo de enorme satisfação para esta secção do clube, ver dois atletas conquistarem o título distrital e ainda três outros no pódio das respetivas, superou as melhores expectativas para esta competição.

Logo no início da tarde do primeiro dia de competição, no escalão sub08, a jovem vianense Lia Moreira, de apenas seis anos de idade, completados em janeiro, que fazia a sua estreia absoluta em competições xadrezisticas, terminou a prova no terceiro lugar do pódio feminino. Também estreantes na prova, os sub10 Tomás Miranda e Olavo Gonçalves terminaram a prova na quinta e sexta posições daquele escalão, respetivamente.

No dia seguinte foi a vez de Francisco Pinto, sub12, e também estreante na prova, se sagrar campeão distrital daquele escalão, completando a prova com uma performance quase imaculada: cinco jogos, quatro vitórias e um empate. Pelo caminho defrontou, entre outros, João Diogo Pereira, quatro vezes campeão distrital (duas como sub-08 e duas como sub10), e Tomás Carvalho, do Vitória de Guimarães, o único dos participantes no escalão que já apresentava rating FIDE. Mas, foi contra Iaroslav Frolov, da Academia de Xadrez Cidade Curiosa, que Francisco sentiu maiores dificuldades, estando grande parte do jogo em desvantagem e acabando por empatar a partida.  

Nos sub14, João Pedro Cruz terminou na quinta posição, enquanto Alan Belo foi nono da geral.

Nos sub16, Duarte Fonte assegurou mais uma presença no pódio ao terminar na terceira posição do escalão. Com os mesmos pontos, mas a perder no confronto direto, Rodrigo Tristão foi 4º classificado. Já Pedro Parente, natural de Outeiro, que se juntou à ADC Perre à pouco mais de um mês, teve uma estreia auspiciosa. Foi sexto classificado, ficando apenas a meio ponto do último lugar do pódio e com a mesma pontuação do quinto, mas cedendo nos critérios de desempate. Foi ainda o melhor dos jogadores não cotados para rating FIDE. Ainda com prestações satisfatórias estiveram Rodrigo Amorim (12º) e Ivan Martins (13º), este último com menos duas partidas disputadas que os demais. 

Entre os mais velhos, o sub-18 Guilherme Triães apenas perdeu uma partida das seis que disputou e, uma vez mais, acabou a prova a meio ponto de Pedro Gil, do Vitória de Guimarães, que se sagrou campeão distrital. Finalmente, a vice-campeã nacional Filipa Osório, revalidou o título distrital feminino, ao qual juntou a quinta posição da classificação absoluta.

Estão, por isso, de parabéns os novos campeões e todos os restantes jogadores da delegação da ADC Perre, assim como os treinadores Carlos Novais, Eric Belo e António Franco pelo trabalho realizado com estes e com todos os outros jogadores que fazem parte desta academia.

Campeonatos por equipas 

aproximam-se da fase decisiva

 No último fim de semana, com início às 15horas, decorreu a quarta ronda dos campeonatos por equipas. No sábado, a contar para o campeonato distrital da AXDB, a ADC Perre B recebeu um dos favoritos à vitória na prova, a vimaranense CXE João de Meira. Após 3 horas e meia de jogo, a equipa visitante venceu a partida por uns convincentes 0-4. Pela equipa ADC Perre B alinharam Jacinto Tavares, Paulo Costa Pereira e os jovens Duarte Fonte e Rodrigo Tristão.

No mesmo dia, a ADC Perre A fez uma longa viagem até Estarreja para defrontar o clube local a equipa A deslocou-se a Estarreja para defrontar a equipa local, em partida a contar para o campeonato nacional por equipas da segunda divisão, série A. A equipa perrense, que alinhou com Francisco Parente, David Melo, Miguel Palhas e Ricardo Peixoto, perdeu pela margem mínima, 2,5-1,5. No dia seguinte, disputou-se a quinta sessão da mesma prova, na qual a ADC Perre recebeu os maiatos do Amanhã da Criança A. Pela equipa da casa alinharam António Franco, David Melo, Guilherme Triães e Eric Belo, estes últimos, jovens, formados na Academia do clube. A equipa visitante, que almeja regressar ao escalão maior do xadrez nacional, confirmou a sua superioridade teórica e venceu por 0,5-3,5. Eric Belo empatou a sua partida no quarto tabuleiro, sendo o único a pontuar nesta partida.

A 19 de março disputa-se mais uma jornada, com a ADC Perre A recebe, em casa, a EX Porto, e a ADC Perre B desloca-se a Braga para defrontar a AX Cidade Curiosa B. 

 

Perre solidária com a Ucrânia

No próximo sábado, dia 12 de março, vai realizar-se uma recolha de produtos alimentares e de higiene que serão destinados à Ucrânia. 

A iniciativa conta com o apoio das diferentes instituições e movimentos da freguesia que, no Museu Paroquial, entre as 10h e as 12h e entre as 16h e as 19h, recolherão todos os artigos que generosamente lhes sejam entregues. Entre os produtos mais necessários contam-se as fraldas, leite em pó, farinhas, e cremes para bebés, sacos-cama, toalhas, cobertores, edredons, água, leite, arroz e massa, fruta em calda, conservas, cereais, bolachas e frutos secos e, para os animais de estimação, ração. 

Os bens doados serão entregues ao município de Viana do Castelo que, em articulação com as autoridades competentes, assegurará que estes cheguem à Ucrânia.

Orquestra Con Spiritu na igreja paroquial

A nossa igreja acolherá sábado, dia 12 de março, a partir das 21 horas, o concerto “O novo mundo” da orquestra Com Spiritu. Integrado na rede intermunicipal de música e arte, o concerto é organizado pela Câmara Municipal e pela CIM Alto Minho.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.