No dia 23 de março, a Serrada da Velha será promovida pelos Pequenos Atores do Lima, em colaboração com o Município de Ponte de Lima e com um forte envolvimento da Comunidade. Realizada a construção prévia de bonecas, os participantes rumarão ao centro histórico para integrarem um cortejo, com início no Largo de S. João, às 21h00, culminando o evento na queima das bonecas no Largo de Camões.
A Serrada da Velha é uma antiga tradição popular integrada nos rituais de passagem, ligada ao simbolismo da regeneração e renovação, recebendo várias leituras: destruição do que é velho para dar lugar ao novo; celebração da “expulsão da morte” que marca, no limiar da primavera, o renascer do novo ano agrário; personificação do ano velho; personificação da Quaresma, da qual marca o meio; a irreverência da Serração da Velha contrastante com a austeridade da Quaresma, estando aí parte da sua força enquanto momento de crítica social; a Serração da Velha como um incompreensível desaforo; representação de um antigo ato mágico que expulsava o Inverno para não molestar os homens; ritual de crítica social, ruidoso e trocista, onde a velha resume os males do grupo.
Em Ponte de Lima a Serrada da Velha é comemorada em data fixa, numa quarta-feira a meio da Quaresma. A comprovar a antiguidade da tradição na vila de Ponte de Lima refira-se a existência, na sacristia do Convento de Santo António dos Frades (Museu dos Terceiros), junto a uma janela voltada a sudoeste, de um azulejo datável de fins do século XVII, que mostra uma figura vestida à moda da corte com um pau na mão, no qual está enfiado um boneco representando uma velha. Uma das quadras cantadas noutros tempos pelos rapazes de Ponte de Lima, durante a deambulação pelas ruas da vila apregoava: “Olha o balão, Olha o balãozinho. Olha (seguia-se o nome da visada), enfiada num pauzinho.” No próximo dia 23 de março cumpriremos a tradição!