O hospital de Santa Luzia (ULSAM) vai transmitir em direto, a partir das duas salas do seu serviço de gastrenterologia para a escola de Medicina de Braga, técnicas de endoscopia de última geração no diagnóstico e tratamento de tumores.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) adiantou que o “maior curso de endoscopia do pâncreas e vias biliares realizado em Portugal” vai ser transmitido, em direto, no dia 01 de abril a partir do Hospital de Santa Luzia (HSL), na capital do Alto Minho, para a escola de Medicina da Universidade do Minho, no distrito de Braga, onde participam mais de 250 especialistas.
O procedimento do novo endoscópio de uso único para diagnóstico e tratamento de tumores e cálculos integra a quarta edição do curso internacional de terapêutica endoscópica das vias biliares e pâncreas.
Segundo o diretor do serviço de gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia (HSL) e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM), Luís Lopes “esta nova geração de endoscópios elimina o risco de transmissão de infeções neste tipo de intervenções”.