No sábado, dia 05 de março, a catequese da nossa paróquia levou a efeito uma vigília pela paz, pela Ucrânia e contra a guerra.
Nesse sábado, após o final da Eucaristia vespertina, eram cerca das 18 horas quando se reuniram os jovens e crianças da catequese com os seus catequistas e povo anónimo no adro, em frente à porta principal da igreja.
Reunidos em círculo, todos de mãos dadas, no centro do mesmo encontrava-se colocada a bandeira ucraniana e um painel com a inscrição PAZ. Foram feitas várias intervenções pelos catequistas, todas elas alusivas ao estoicismo do povo Ucraniano e de repúdio à guerra. As crianças e os jovens, cada um de sua vez, proferiram uma curta mensagem de não à guerra e colocaram uma vela no cartaz, precisamente em cima da palavra PAZ. De lamentar que as condições atmosféricas não permitiram que as velas fossem acesas, pois o vento que se fazia sentir não colaborou no ato.
Por sua vez, o Sr. padre Valdomiro, que tinha celebrado a eucaristia vespertina também integrou a vigília em pleno. No final fez também uma intervenção no mesmo sentido das anteriores.
A terminar o grupo da catequese informou que o painel e bandeira ucraniana, assim como uma caixa/cofre, ficavam na igreja durante uma semana para todos quantos desejassem colaborar com os seus donativos para a causa do povo ucraniano. Foi uma iniciativa em boa hora levada a efeito por uma causa justa que a todos sensibilizou. Parabéns à catequese de Carreço.
Assembleias-gerais
O mês de março é por excelência o mês das assembleias gerais das associações, coletividades e outras mais. A prova disso está nas assembleias que estão agendadas um pouco por toda a parte e nesta matéria Carreço não é exceção. Felizmente que a Covid-19, que nos marcou fortemente, no passado recente, com o adiamento destes atos sociais, está a permitir que as nossas vidas voltem à desejada normalidade em todas as suas valências. Como Carreço possui muitos sócios na Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo, também tivemos isso em consideração para dar aqui conhecimento aos nossos leitores e sócios da assembleia da mesma.
A Assembleia-geral ordinária reúne no dia 24 de março às 10h, na sede da Cooperativa. Os pontos principais são: O relatório e contas da Direção relativas ao exercício de 2021. As remunerações/senhas de presença dos órgãos sociais. Assuntos de interesse para a Cooperativa. Caso não tenha o número de sócios desejado na hora marcada, reúne uma hora depois.
Reúne também em Assembleia-geral do Centro Social e Cultural no dia 25 de março, às 17h, no edifício da Estação Ferroviária, sito no Largo da Estação. Pontos de referência são: O relatório e contas da Gerência relativas ao exercício de 2021. Outros assuntos de reconhecido interesse associativo. Se na hora marcada, estiverem ausentes mais de metade dos sócios, reúne meia hora depois.
No dia 26 de março, reúne às 21h, os sócios da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço em Assembleia-geral ordinária, na sede. Em iscussão estarão o relatório e contas do exercício de 2021/2022. Assuntos de reconhecido interesse associativo. Eleição dos corpos gerentes para o exercício de 2022/2023. Não comparecendo o número suficiente de sócios reúne uma hora mais tarde.
A estas organizações em trabalho de assembleias gerais, desejamos os maiores e melhores resultados em prol do sucesso e progresso das mesmas.