Queima do Judas regressa a Monserrate no sábado de Aleluia

A freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, volta a realizar a Queima do Judas no sábado de Aleluia, a 16 de abril. Esta é uma manifestação de caráter popular que a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) realiza há algumas décadas, dando seguimento à tradição e vontade da já falecida “Maria do Gago” que, por sua iniciativa, durante muitos anos se propunha a realizar a Queima do Judas.

O Juiz e o seu Escrivão, imprimem o respeito e a solenidade ao ato, enquanto as Carpideiras no seu caraterístico pranto face à indiferença do Judas, tentam manter o seu ritual. O Judas, sente-se o rei da festa. A Varina de vassoura na mão, tenta pôr ordem na catraiada. Meio-dia dado e como manda a tradição, o testamento, pela voz do Juiz, será lido nas quadras pitorescas e populares, com a picardia oportuna da situação e assim se cumprirá a sentença.

Ao meio-dia, como dita a tradição, o testamento será lido nas quadras pitorescas e populares, com a picardia habitual, para logo se cumprir a sentença.

A Queima do Judas está agendada para as 12h, na terceira árvore do caminho de acesso ao forte de Santiago da Barra.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.