Realizou-se no passado dia 23 de março, a tradicional “Serrada da Velha” (ou Sarrada da Velha) promovida pelo Município de Ponte de Lima, em colaboração com o grupo Pequenos Atores do Lima e um forte envolvimento da Comunidade local. “Neste envolvimento salientamos o empenho, generosidade e entrega das limianas Susana Cerqueira, Beatriz Silva e Maria do Carmo com a típica “chieira” limiana em manter a tradição do “cortejo da Velha” e para isso contribuindo com todo o seu esforço”, diz fonte municipal.
Realizada a construção prévia das bonecas, os participantes concentraram-se em diversos pontos do centro histórico da vila de Ponte de Lima e da vila de Arcozelo, integrando um cortejo que teve início no largo de S. João e percorreu a ponte medieval/ponte romana, largo da Alegria, novamente a ponte romana/ponte medieval, passeio 25 de abril, rua Dr. António Magalhães, rua Domingos Tarroso, rua João Rodrigues Morais, rua General Norton de Matos, rua do Souto, rua da Abadia, largo de S. José, culminando o evento no Largo de Camões, com a queima das bonecas.
O percurso foi acompanhado por crianças, jovens e menos jovens, com as suas bonecas ou então caracterizadas de “velhas” (grande parte membros do grupo Pequenos Atores do Lima), numa constante altercação e animação com os transeuntes e participantes do “cortejo”.
Este mesmo foi acompanhado ao ritmo do ribombar do Grupo de Bombos de Santa Cruz do Lima “Os Carapuças”.