já uma das atividades com história na nossa vila de Alvarães. Após dois anos de “interregno” por causa da pandemia, o percurso historiado da Paixão de Cristo a caminho do Calvário, volta este ano a ser vivenciado através das 14 cruzes da Via-Sacra.
Será no dia 09 de abril, à noite, após a celebração da Eucaristia vespertina na igreja de São José, que mais de 100 figurantes encarnando personagens bíblicas, nos recordarão as principais passagens da vida dolorosa de Jesus Cristo. O percurso da Via Crucis será feito entre este templo e a igreja Matriz, com paragens em frente às Cruzes da Via-Sacra colocadas ao longo do caminho. Esta Procissão será presenciada por milhares de pessoas em reflexão.
Domingo de Ramos
A encenação da “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém, em Domingo de Ramos, vai este ano voltar à normalidade.
A dramatização está a cargo dos jovens desta terra que com a colaboração da Catequese e de muitos voluntários, vão viver um dos momentos mais altos da nossa religiosidade sobretudo nestas cerimónias que nos conduzem à Páscoa do Senhor.
Este ano, dia 10 de abril, por volta das 10 horas, haverá a bênção dos ramos no Largo do Viso e dali em Procissão até à igreja Matriz, a figura de Jesus montado numa jumentinha será aclamado como outrora nas ruas de Jerusalém. “Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!”.
Alvarães, lentamente, está de regresso às atividades religiosas que prosseguirão com as solenidades próprias da Semana Santa.