Feira do Livro em Viana acontece no Centro Cultural

Este ano, a Feira do Livro de Viana do Castelo muda de figurino. O Centro Cultural é o palco do evento, que decorre de 23 de abril a 07 de maio. Este ano com a designação de “Ler em Viana”.

Trata-se de um evento cultural, com uma vasta programação onde se inclui diversas iniciativas como sessões de lançamentos de livros, conferências, oficinas, encontros com escritores, espetáculos, teatros e concertos. 

Na última reunião de Câmara, o executivo municipal já tinha aprovado um apoio na ordem dos 54 mil euros. Na ocasião, o vereador da Cultura explicou que o evento pretende juntar a 42.ª Feira do Livro e a 13.ª edição dos “Contornos da Palavra”. Manuel Vitorino sublinhava: “está aqui uma proposta de uma manifestação cultural que concetualiza aquilo que era a Feira do Livro, com venda de livros…”, e “envolve a comunidade escolar”, a quem os “Contornos da Palavra” são dirigidos. O vereador estabelecia o objetivo de tornar aquele evento “numa referência” de promoção do livro e da leitura.

Na reunião de Câmara, a proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção da CDU. A vereadora Cláudia Marinho dizia que “a Feira do Livro é um evento de rua para o grande público e um convite a sair de casa, a fruir do fim de tarde e noites de verão, com abertura depois das 17h como outras feiras do livro”. Acrescentando que a iniciativa “Contornos da Palavra” tem “um público específico: escolas, pais e professores”.

Para a vereadora da CDU “estes dois eventos têm objetivos diferentes. Para nós o lugar da Feira do Livro, reforço, é na rua, no verão. O lugar dos “Contornos da Palavra” é nas escolas, em período de aulas e nunca no 3.º período”.

Na manhã de dia 12 de abril, na Sala Couto Viana, o vereador da Cultura e o diretor da Biblioteca apresentaram, aos jornalistas a programação detalhada. Manuel Vitorino ambicionava que o “Ler em Viana” fosse “a festa da literatura”, apelando à participação da comunidade escolar e civil nas várias iniciativas. 

Rui Faria Viana, diretor da Biblioteca Municipal refere: “o local tem todas as condições para ser uma atividade apelativa e que traga muito público ao Centro Cultural. A expectativa é grande”, frisou.

O investimento total, anunciado pelo vereador na conferência de imprensa, é de cerca de 100 mil euros, esperando atrair cerca de 50 mil pessoas.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.