O Dr. Luís Moreno Delgado, delegado de Saúde distrital, Coordenador da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), foi homenageado pelo Rotary Club de Viana do Castelo, aquando da celebração do 66.º aniversário, em reconhecimento do seu mérito profissional.
A homenagem decorreu no Auditório Francisco Sampaio na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo (ESTG). O homenageado foi considerado por todos como um profissional de referência, cujo lema do seu percurso de vida tem os valores de Rotary: “Companheirismo, liderança, diversidade e serviços humanitários”.
Com uma assistência de 150 pessoas, coube ao professor José Carvalhido da Ponte dar início à sessão, começando por referir ser em ambiente Rotary e citando Antoine da Saint-Exupery, fazendo referência ao Dr. Luís Delgado dizendo: “Se quiseres construir um navio não comeces por dizer aos operários para juntar madeira, ou preparar as ferramentas. Não comeces por distribuir tarefas ou por organizar acividade. Em vez disso detém-te a acordar neles o desejo do mar distante e sem fim. Quando estiver viva esta sede, meter-se-ão ao trabalho”; e enfatizou: “este tem sido o método de vida de Luís Moreno Delgado”.
E prossegui realçando que o” homenageado tem feito muito pelo distrito, transformando vidas, sendo este o verdadeiro ADN da sua caminhada. És um profissional e um cidadão de referência, cuja pegada está indelevelmente marcada no quotidiano da saúde pública vianense e no quotidiano educativo da infância e juventude, minhotas e nacionais”, concluiu.
A presidente do Rotary Clube de Viana do Castelo, Fabíola Ponte referiu: “o Dr. Luís Delgado sempre foi esta pessoa; o dar de si antes de pensar em si. E o lema este ano é servir para transformar vidas. Eu acredito que a cada pessoa que é tocada pelo trabalho dele, sem dúvida que a sua vida é transformada”. E concluiu: “é uma pessoa muito importante para o Alto Minho”.
A finalizar, Carolina Delgado, filha do homenageado, usou da palavra para deixar palavras de elogio e carinho ao pai, que considerou ser um homem sempre disponível, carinhoso, empenhado e sempre tranquilo.
Refira-se que o Dr. Luís Delgado é presidente da ACEP, Associação Cultural e de Educação Popular da Meadela – “Centro de atividade de Tempos Livres”, criado pelo homenageado a 01 janeiro de 1989 e que de entre as várias valências, e atividades culturais, na vertente da creche e outras atividades de tempos livres dá resposta a 95 crianças a partir do seis anos de idade.
De referir que na cerimónia esteve também presente o irmão do homenageado, Dr. Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade Urbana. Em breves palavras revelou alguns episódios curiosos da juventude do irmão Luís Delgado, que como referiu é “um profissional de saúde distinguido, mas que esteve para seguir outro caminho”.