Hoje, a partir das 16h, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai organizar uma conferência, em Melgaço, intitulada “Alto Minho 2030 – “Desafios da Cooperação Transfronteiriça & Conetividade e Acessibilidade Territorial: Qual o posicionamento do território do Alto Minho?”.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) pretende, em parceria com os principais atores regionais, desenvolver o quadro estratégico da Intervenção Integrada de Base Territorial para o Alto Minho – “IIBT Alto Minho 2030”, a partir da atualização/ revisitação da Estratégia “Alto Minho 2030”, documento que se pretende que venha a constituir o referencial base dos principais projetos e ações a desenvolver no próximo período de programação.
Com início marcado para as 16h, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL- IPVC), esta conferência conta com um painel subordinado ao tema “Conetividade e Acessibilidade Territorial Transfronteiriça” e as intervenções de Luísa Cordeiro, gestora regional das Infraestruturas de Portugal; António Cruz, consultor; e Raquel Meira da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e do. Seguir-se-á um painel de debate moderado por Tiago Girão do Porto Canal. A sessão de encerramento será presidida por Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho; Beraldino Pinto, vice-presidente da CCDR-N; Jesús Gamallo, diretor-geral de Relações Exteriores e com a UE (Xunta da Galiza); e Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação.
Pelas 18h, será inaugurada a Festa do Alvarinho e do Fumeiro 2022.