No passado sábado, dia 23 de abril, uma caravana com 30 carrinhas Volkswagem antigas, tipo “pão de forma”, partiram do quilómetro 0 da Estrada Nacional 103, em Alvarães, zona industrial junto à rotunda, até à cidade transmontana de Bragança.
A Junta de Freguesia de Alvarães, ciente da importância desta mostra de publicidade à nossa terra, apadrinhou com carinho a iniciativa e recebeu a caravana nas instalações exteriores da fábrica Jerónimo Pereira Campos, uma das fábricas ex-libris da nossa cerâmica e que levou o nome desta terra para muito longe, até onde chegou o tijolo e as peças cerâmicas aqui produzidas.
Após umas breves palavras do Sr. presidente da Junta, Fernando Martins e do Sr. presidente da Câmara Municipal, Arquiteto Luís Nobre, e da fotografia geral da praxe, os caravanistas rumaram à Telheira. No antigo forno do Pita, recuperado em 2019 pela Junta de Freguesia, foram brindados com um “Porto de Honra” e ouviram uma locução pelo professor Pinto sobre Alvarães, a riqueza do nosso subsolo em barro e caulino e a fabricação de telha e tijolo nos antigos fornos, palavras escutados com muito interesse e curiosidade.
Depois, os caravanistas rumaram ao ponto de partida, quilómetro 0 da E.N. 103 e dali partiram em direção a Bragança com muitas paragens previstas porque a paisagem é soberba e merece ser interiorizada lentamente pelo olhar, e “bebida” em tragos de liberdade e ar puro.
Esperemos que tenham gostado e que Viana do Castelo, a nossa cidade, e Alvarães, a nossa vila, possam fazer parte, a partir de agora, dos roteiros mais queridos de cada um deles.