No comunicado sobre o balanço da atividade operacional da semana entre 23 e 29 de maio, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo apreendeu duas armas de fogo, 70 munições e quatro telemóveis.
Na última semana, os militares da GNR detetaram 266 infrações de trânsito, 37 por excesso de velocidade, 40 por uso indevido do telemóvel durante a condução, 49 por falta de inspeção periódica obrigatória, dez por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, nove por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e nove por falta de seguro de responsabilidade civil.
Naquele período a Guarda Nacional Republicana contabilizou 44 acidentes de viação de que resultaram um ferido grave e 16 feridos ligeiros.
Foram ainda levantados 19 autos de contraordenação, três no âmbito da proteção da natureza e do ambiente e 16 ao abrigo da legislação policial.
Decorreram também 28 ações de sensibilização, 20 no âmbito do programa “Escola Segura” com a sensibilização de 551 alunos, seis integradas no programa “Idosos em Segurança”, que envolveu 53 idosos e outras duas ações realizadas no âmbito do programa “Comércio Seguro” que contou com de dez comerciantes.