A nossa relação com o mar é muito antiga e nós, portugueses, desde sempre encaramos o mar como uma porta para o desconhecido. A nossa história está ligada aos oceanos e, por isso, o nosso país tem que voltar a ver no mar um centro de excelência numa área tão fundamental para o nosso futuro coletivo.
Portugal foi pioneiro na exploração do mar. Os nossos antepassados não se deixaram intimidar pela imensidão de água e partiram à descoberta do que estava para além mar.
Acredito que não sabiam bem o que iriam encontrar mas, mesmo assim, seguiram em frente. Os cabos-de-mar que cruzaram, os continentes que descobriram e as terras que colonizaram foram muito importantes para a História, para as rotas comerciais e para a proximidade entre os povos.
Na atualidade, sabemos que, pese embora tenha ainda uma dimensão muito reduzida, comparada com outros países da EU, a nossa proximidade com o mar continua a ser importante para o nosso país, quer seja na economia, no turismo ou até nas atividades desportivas. Na economia através, da importação e exportação que se fazem nos nossos portos de mar, da indústria naval e da atividade piscatória, nas energias renováveis; no turismo, porque os turistas procuram o nosso país, maioritariamente, as nossas praias e pratos de peixe, e nas atividades desportivas com a prática de desportos náuticos, nomeadamente o surf, a vela, entre outros.
Somos um país rodeado de mar, que foi muito importante para nós no passado, que faz parte do nosso presente e que também fará parte do nosso futuro. O futuro de Portugal passa necessariamente pelo mar!
Francisca Silva Oliveira