Na próxima quinta-feira e sexta-feira, as embarcações da expedição a Santiago de Compostela na inauguração do Caminho Marítimo de Santiago em Portugal vão estar atracadas na antiga doca comercial de Viana do Castelo.
O cruzeiro inaugural – composto por de cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, assim como várias embarcações internacionais – partiu do porto de Vila Real de Santo António.
Este Caminho náutico, composto por 12 etapas termina em Pádron, Espanha, a 12 de junho. Este itinerário por mar irá percorrer cerca de 500 milhas náuticas. O percurso de 12 quilómetros que liga Pádron a Santiago Compostela será feito a pé pelos viajantes. Acrescente-se, ainda, que o cruzeiro inaugural irá contar com cerca de 150 participantes.
Os atletas minhotos Fernando Pimenta e Ângela Fernandes são embaixadores da iniciativa.
A Caravela Vera Cruz conduz o cruzeiro inaugural até Pádron. Construída no início do século para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, vai ser possível subir a bordo desta réplica exata das antigas caravelas portuguesas em todas as estações náuticas que integram o percurso.
No dia 09 de junho, a comunidade vianense poderá aceder à caravela para a visitar.
O novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, vai contar com um Inteiro Postal da República. A peça, desenvolvida em parceria com os CTT – Correios de Portugal, conta com mais de três mil exemplares e estará disponível em algumas das estações náuticas, locais nos quais estarão, também, destacadas equipas para carimbar esta recordação de uma viagem que promete ser apenas o início de uma longa história.