Romaria de Santa Marta de Portuzelo

Com a presença do Sr. presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e restante executivo, presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, Rev. Pároco P.e Christopher Sousa e muitos outros convidados, na noite de sábado, 28 de maio, o adro da igreja paroquial de Santa Marta de Portuzelo foi pequeno para acolher centenas de pessoas, expectantes quanto à apresentação do cartaz da Romaria de Santa Marta de 2022 e ávidas por saber das novidades, num ambiente que já não era vivido há dois anos. 

Na verdade, contornando com sabedoria os constrangimentos da pandemia, os santamartenses souberam dar à sua amada padroeira o essencial, na beleza da liturgia, mas sempre quiseram mais. A festa está-lhes no sangue e, se “nada do que é humano será estranho a quem crê em Jesus Cristo”, muito menos o será para Santa Marta, ou não seja ela considerada a padroeira das parturientes e das donas de casa, logo dois papeis em que a mulher vivencia todo um universo de sensações. Amigos da concertina, Open Dance School e  “Marquesa de Samonde” antecederam o esperado momento: CARTAZ DA ROMARIA DE SANTA MARTA. Sobressaem duas mulheres: “Marta, a padroeira e Mariana, a devota” no ano em que o tema é “A Mulher”, num feliz quadro idealizado pelo pároco e presidente da Comissão de Festas da Romaria, referido P.e Christopher, com trabalho fotográfico de Aquarela-Fotógrafos. 

O cartaz é um encanto: transmite amor, carinho, confiança, intimidade, proteção… Quanto mais se observa, mais se gosta. A beleza do olhar da Mariana é de uma dimensão tal que todos se sentem ou parte dele ou representados. Feliz cumplicidade… Parabéns à Mariana Meixedo, ao fotógrafo Paulo Taborda e à Comissão de Festas da Romaria e a quantos trabalham para que momentos destes possam ser vividos. 

No contexto, há uma terceira mulher, de seu nome Júlia, vice-presidente da comissão, que incute o seu entusiasmo em todos os membros que a acompanham para que nada falte, sobretudo entre os dias 12 e 15 de agosto. À primazia de bem receber e do encontro, num ambiente de beleza rara trazida pela diversidade dos eventos, a orientação está voltada, este ano, para o sentimento da GRATIDÃO pela proteção dispensada por tão especial ‘Dona de Casa’, em tempos tão conturbados como os que vivemos.

Voltaremos ao assunto em próxima edição, designadamente para revelarmos o programa e outras incidências.

Agradecemos o convite.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.