O mar é algo que me fascina pela sua grandiosidade e diversidade. É simplesmente encantador e natural. Ele desempenha uma função muito importante na vida de todos os seres vivos, pois dele depende o equilíbrio do ecossistema e do clima, nomeadamente a qualidade e a humidade do ar. É um enorme reservatório de oxigénio. Para além disso é o abrigo de muitos animais que consumimos para sobreviver. É dele que provém o sal que todos os dias utilizamos para dar sabor aos alimentos. É também dele que são extraídas muitas espécies marinhas que servem para o fabrico de medicamentos naturais.
O ciclo da água está também relacionado com o mar. Pode ainda ser um espaço de lazer e descanso e, por outro lado, uma fonte de rendimento, apesar de muito traiçoeiro.
Os pescadores são homens destemidos que arriscam muito a sua vida para conseguirem algum rendimento e merecem um enorme respeito pela sua coragem. São poucos os que conseguem enfrentar o mar, mas muitos os que adoram saborear o peixe. Fica assim provado que este elemento da natureza representa uma função vital no nosso equilíbrio, enquanto seres vivos e humanos, contribuindo de forma essencial para a sustentabilidade do planeta Terra.
Infelizmente, muitas pessoas não têm consciência da sua relevância e continuam a causar danos irreversíveis, como a poluição, que traz consequências muito negativas para todos nós.
Para mim, o mar é inspirador, agradável e tranquilizante. Gosto de estar junto dele, de o ver muito azul, de sentir a sua maresia e de ouvir o suave bater das ondas. Na sua presença, sinto-me mais confiante e entro com mais facilidade num espírito mais tranquilo, ajudando-me a relaxar e a reduzir a minha ansiedade. No entanto, fico também assustada quando o vejo agitado e tumultuoso, pois ele é poderoso e impulsivo. Mas é encantador…
Marta Correia