“Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul” em exposição

Está patente até 03 de julho no rés do chão dos Antigos Paços do Concelho, a mostra itinerante das  comemorações do 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul.

A inauguração ocorreu esta terça-feira, com a presença do comodoro José Croca Favinha e do tenente-coronel Rui Rosa, subdiretor do Museu do Ar que fez uma visita guiada ao espaço, na companhia, entre outros, do presidente da Câmara, responsável dos comandos distritais da PSP e da GNR, presidente da AEVC e provedor da Misericórdia.

Na oportunidade, foi referida, pelos representantes da Marinha e da Força Aérea, a importância e o significado da proeza de Gago Coutinho e Sacadura Cabral que, para efetuarem a travessia aérea entre Portugal e o Brasil, utilizaram três aeronaves. Algo que está patente na exposição itinerante que agora passa por Viana do Castelo (“o fulcro da construção naval em Portugal”, observaram), bem como as primeiras  páginas da Imprensa da época que deram conta do acontecimento como “Glória! Glória! Glória!”. 

O chefe do município vianense, Luís Nobre, destacou, ainda, o desafio lançado às escolas de todos os níveis de ensino, nomeadamente o secundário e o politécnico, para programarem visitas à exposição e ao que ela apresenta como sinónimo de grandes feitos das gentes de um pequeno país como Portugal. l

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.