Faleceu, em Braga, na passada terça-feira dia 14, após uma luta de muitos anos contra a doença de que padecia, o padre António da Conceição Alves Franco Araújo de Sousa, nascido em Lanheses, em 08 de dezembro de 1932, onde atualmente residia na Casa da Família dos Araújos a que pertence, situada no lugar da Corredoura daquela freguesia.
O padre António da Conceição estudou e foi ordenado no Seminário de Braga em 1956, seguindo depois carreira militar como Capelão desde 1961, onde exerceu com a patente de tenente-coronel, sendo o segundo a falecer dos quatro irmãos consagrados sacerdotes, nomeadamente, Pe. António Duarte Alves Franco Araújo de Sousa (falecido em 2013, o Pe. António da Conceição Franco Araújo de Sousa, agora falecido, Pe. Anselmo Arlindo Alves de Sousa e o dignatário D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, ilustre Bispo Auxiliar em exercício da Diocese do Porto. (v.g., I volume do livro “Quinta dos Araújos”, da autoria do Pe. Anselmo Alves de Sousa, ed. set. 2019).
O funeral decorreu na sexta-feira dia 17 na freguesia de Lanheses, saindo o féretro da Capela da Família do lugar da Corredoura onde esteve em câmara ardente para a Igreja paroquial onde decorreram as exéquias fúnebres com a adequada relevância devida à figura do extinto, seguindo depois para o cemitério local para ser inumado depois de lhe serem prestadas honras militares por um pelotão destacado para o efeito.