“Marginal -Natureza, Lazer e Cultura”

Entre hoje, dia 14, e 24 de julho, decorre, no Jardim Público de Viana do Castelo, a iniciativa “Marginal – Natureza, Lazer e Cultura”.

A iniciativa foi esta semana apresentada, no Jardim Público, e pretende ser um evento intergeracional, por isso, de caráter familiar. A iniciativa visa promover o convívio ao fim da tarde e início de noite neste período estival, o qual convida a sair à rua. Particular destaque, porém, para a animação nos dois fins de semana (quinta a domingo), em que ”estão concentrados os momentos mais marcantes”.

O evento promovido pela Câmara Municipal, compreende, segundo adiantou Manuel Vitorino (na foto), vereador da Cultura, diversas iniciativas que vão desde ateliês para crianças e jovens, danças, micro concertos, showcookings e “demonstrações diversas que congregam diferentes componentes que aparecem sintetizadas no lema Natureza, Lazer e Cultura”.

Centralizado no Jardim Público Marginal é um evento que se prolongará por outras áreas da cidade, particularmente para o centro histórico. Isto, explica o vereador, “porque nos cruzamos aqui, também, com o Festival Internacional de Folclore do Alto Minho”.

Destaques da programação

Em termos das principais figuras de cartaz, é destacado o nome de Daniel Pereira Cristo e bandas de tributo aos Pink Floyd e aos Dire Straits. Também em outros pontos da cidade atuarão perfomers ou artistas da região.

O “Marginal” arranca hoje, com ateliês criativos, jogos e arborismo. Pelas 19h, “Sustain” atuam em concerto. Pelas 20h, showcooking Cozinhas do Mundo e, às 21h30, espetáculo de dança Urban Creatins, seguido do concerto Banda de Cá, às 22h30, com tributo aos Pink Floyd, no Jardim da Marina.

Amanhã, dia 15, o programa variado inclui, como destaques, a pensar nos mais novos, a partir das 17h30, Passeios de Charrete, ateliers criativos, jogos e arborismo. Pelas 19h, concerto The Hurt Fingers & Friends, de Lisboa, com covers dos Dire Straits, às 21h30, Lethes em Bruto, espetáculo de dança. Pelas 22h30, Daniel Pereira Cristo – Da Raiz ao Fado, no Jardim da Marina, seguido do DJ Ricardo Ribeiro, às 00h.

Quanto ao montante envolvido na iniciativa, Vitorino disse apenas que se tratava de um “orçamento muito ponderado e comedido, mas que procura trazer à população aquilo que melhor se faz em termos de cantos e de danças, de ilustração e de um conjunto de atividades da área cultural feitas por vianenses e para vianenses, as quais congregamos neste evento”.

A abertura diária ocorrerá por volta das 17h, sendo os micro concertos às 19h e os principais às 22h. O evento encerra às 2h da manhã. Será testada, como meio de pagamento nos bares de apoio à iniciativa, uma pulseira eletrónica (que custa dois euros), que poderá ser carregada no local ou no multibanco, e utilizada em futuras eventos da autarquia. A mesma também permitirá a participação gratuita nos showcookings, bem como a das crianças nos ateliês criativos, jogos, arborismo e nos passeios de charrete.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.