Os desportos aquáticos em Viana do Castelo, como conjunto variado de modalidades, estão em grande evidência neste período estival. Os clubes representativos do concelho, alcançam proezas, títulos e consagração internacional, num registo nunca visto. Da natação ao remo, da canoagem à vela, os clubes/associações vianenses disputam as grandes provas nacionais e conquistam o direito à participação nos campeonatos europeus e mundiais.
Viana do Castelo dispõe de extraordinárias condições materiais e aquáticas para a prática destas modalidades. A excecionalidade é a natação, pela ausência de qualquer plano de água que permita a competição! Mesmo assim, o parente pobre do desporto aquático na cidade, gera campeões nacionais, recordes absolutos e chamadas à seleção nacional!
Os modernos e funcionais equipamentos municipais que dotaram as modalidades de remo, surf, vela e canoagem, impulsionaram a prática desportiva e atraíram novas camadas de jovens atletas. Os protocolos estabelecidos com as escolas, aproximaram mais os jovens escolares da vivência desportiva.
Fruto deste oportuno investimento, da excelência dos quadros técnicos, do empenho e valia dos atletas, e da competente gestão dos dirigentes dos corpos sociais, os resultados desportivos emergiram com notável brilho e sucesso internacional. Parabéns nadadores, remadores, canoístas e velejadores que tais glórias alcançam!
A ADC Anha decidiu formar uma equipa sénior de futebol para competir na II Divisão distrital. O clube de Vila Nova de Anha vai voltar a disputar as provas da AF Viana do Castelo no escalão sénior. Um ano após o retorno à atividade de futebol de 11, com a criação de vários escalões de formação, a ADC Anha está de regresso. Mais um clube a enriquecer o quadro competitivo do futebol distrital!
O treinador vianense Pedro Levi Taborda vai comandar o Garden City Panthers do campeonato da Nigéria. Com ele segue André Caetano, mais conhecido por Chippo, que terá a responsabilidade de treinar os guarda-redes da equipa principal. A dupla de treinadores de futebol vianenses está de partida para o continente africano para iniciar a próxima temporada. No país mais populoso de África, espera-se sucesso para a aventura africana!
Medalha de bronze para Sérgio Maciel, atleta vianense do Viana Garças Clube, no Campeonato da Europa de Maratona, em C1 Seniores Masculinos, que decorreu em Silkeborg, na Dinamarca. Sérgio Maciel ficou a 3,9 segundos do vencedor, o húngaro Horvath. Um valor seguro na canoagem vianense ainda com muito para dar!
Medalha de prata para o atleta vianense Francisco Santos, canoísta da Seleção Nacional e do Clube Náutico de Ponte de Lima, na prova de K1 Juniores, no Campeonato da Europa de Maratona, em Silkeborg, na Dinamarca. Um promissor vice-campeão da Europa, que promete mais feitos!
Seleção Nacional Sénior de Voleibol masculina preparou apuramento do Campeonato da Europa em Viana do Castelo. O Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, acolheu a equipa da Seleção Nacional em estágio para a fase de apuramento do Campeonato da Europa, durante três semanas. Portugal integra o grupo com a Islândia, Luxemburgo e Montenegro. Que os ares inspirados em Viana infundam tenacidade e pertinácia à equipa das quinas!
Ana Pinho Rodrigues, da Escola Desportiva de Viana, estabeleceu novo recorde de Portugal dos 50 (bruços) ao terminar com 31,09 segundos, melhorando a anterior marca que já lhe pertencia, com 31,23, no Open de Portugal Jamor 2022. A nadadora prepara agora a participação no Europeu de Piscina Longa. Um feito notável da atleta do ano!
Rita Sousa, da Escola Desportiva de Viana, alcançou o título de Campeã Nacional nos 50 (mariposa), no escalão de juvenil. A nadadora de Viana do Castelo pelejou com Leonor Mano, mostrando-se mais forte e subindo ao lugar cimeiro do pódio. Um título que vai dar enorme estímulo a uma jovem atleta a despontar!
Na Vela, Beatriz Gago, é vice-campeã da Europa na classe olímpica 470. Os velejadores Beatriz Gago, do Clube de Vela de Viana do Castelo, e Rodolfo Pires, do Iate Clube Marina de Portimão, sagraram-se vice-campeões da Europa júnior da classe olímpica 470, em prova que decorreu em Vilamoura, Faro. A dupla venceu a “Medal Race”. Um título europeu que eleva a vela de Viana a outro patamar!
Vianense Rita Domingues é vice-campeã mundial em Sky Running Jovem. A atleta do Olímpico Vianense, representou as cores lusas no Campeonato do Mundo de Sky Running Jovem, que se realizou em Arinsal-La Massa, Andorra e onde a seleção portuguesa foi vice-campeã do mundo. O Skyrunning representa o desafio supremo, onde as corridas se definem pela verticalidade e pela dificuldade técnica, num ambiente natural de montanha. Uma modalidade a ganhar adeptos e a arrecadar títulos!
André Pinto, do Viana Remadores do Lima, alcançou o quinto lugar na Final B de Skiff pesado do Campeonato do Mundo de Remo de Sub-23, que decorreu em Varese, Itália. O remador de Viana do Castelo sai de Itália com o 11.º lugar da geral. Um peso pesado do remo vianense já ansioso pelo próximo ano!