Comunhão solene

Foi no domingo, dia 19 de junho, na igreja paroquial de Santa Maria de Careço, que voltou a acontecer mais uma grande festa da catequese, desta feita a celebração da comunhão solene, a Festa da Profissão de Fé dos nossos catequizandos adolescentes.

A igreja cheia de fiéis aguardava a procissão de entrada para dar início à celebração da Eucaristia, o que aconteceu à hora pré estabelecida, ao som dos cânticos do grupo coral. A Eucaristia foi celebrada pelo pároco, padre Doutor Domingos Vieira. 

Era notório que a fé e a alegria estavam expressas nos rostos de todos os presentes, mas com muita mais intensidade, nos adolescentes que estavam ali para realizarem a sua Profissão de Fé, a Comunhão Solene, e simultaneamente concluírem o 6.º ano de catequese.

No decurso da Eucaristia, foram-se desenrolando os ritos próprios da celebração, os quais foram iniciados no batistério com o rito da bênção da água batismal e a sua consequente aspersão. 

Na homilia, o pároco enalteceu os jovens adolescentes por concluírem mais uma etapa da sua vida cristã, agradeceu também a presença dos pais e padrinhos, em tão significativo ato da vida católica dos seus familiares. Seguiu-se o rito da luz, com a apresentação do Círio Pascal pelo celebrante, onde os catequizandos acenderam as velas, para de seguida rezarem o credo, e depois comungaram solenemente.

Antes da bênção dos catequizandos, o catequista que os acompanhou em toda a sua formação, entregou a cada um uma recordação simbólica, a pulseira da cruz, a que também lhe chamou a pulseira da paz. Depois da bênção final, foram entregues, pelo pároco e pelo catequista a todos os catequizandos, os diplomas.

Terminou deste modo a Festa da Profissão da Fé, vulgarmente do conhecimento de muitos, como Comunhão Solene. Terminou também a atividade do 6.º ano do ensino catequético da nossa paróquia, que diga-se terminou em beleza, num grande ambiente de festa, onde a alegria era contagiante a todos os presentes, mas com muito mais enfase entre os aludidos adolescentes. 

Os pais e os padrinhos estão de parabéns, por os terem acompanhado e ajudado em mais uma jornada católica das suas vidas. 

O catequista Carlos Miguelote também está de parabéns pela dedicação com que se entregou à causa da catequese, em especial na formação e preparação destes adolescentes.  

Viaduto

O viaduto das Cachadas já abriu ao público. A inauguração está marcada para breve, mas os carrecenses já podem utilizar esta infra-estrutura.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.