Romaria do Senhor do Cruzeiro

Foi extremamente bem-sucedida a Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a qual decorre anualmente em Lanheses, Viana do Castelo, sobretudo no domingo, dia 23 de julho, o último mas maior dia das tradicionais festividades. Não obstante a inusitada alta vaga de calor que se tem feito sentir nesta fase de verão, a afluência das pessoas aos atos previstos no programa festivo atingiu elevado número, quer no recinto onde estava formado o arraial, mas, sobretudo, como participante ativo na Solene Procissão postados em grupos ao longo do itinerário previsto para a passagem do prolongado séquito.

A procissão desta antiga Romaria constitui o ato mais significativo e participado do calendário festivo. Entram na sua formação avultado número de figurantes de todas as idades como personagens de múltiplos quadros bíblicos, os mordomos que transportam os andores (sete no caso da Romaria de Lanheses) e de todas as Irmandades e Confrarias da freguesia, elevado número de juízes acompanhantes, a figura do representante da Casa dos Condes de Almada na qualidade de Juiz Perpétuo das festas, mulheres vestidas com os tradicionais e variados fato de lavradeira minhota, personagens da administração autárquica local e concelhia, representantes de associações locais, o Pálio sob o qual o sacerdote da paróquia conduz a Cruz com o Cálice Sagrado de Jesus Cristo, os pagadores de promessas e as pessoas indiferenciadas que fazem questão de acompanhar todo o séquito numa formação ordenada, disciplinada e atitude convicta de fé e religiosidade. Fecham o desfile duas bandas de Música. Numa extensão não muito longe de duas centenas de metros, o séquito percorre o trajeto em cerca de hora e meia, seguindo pela Rua da Estrada da Igreja até ao cruzamento com a Alameda de 25 de Abril e aceder à Rua Condes de Almada para entrar na estrada municipal 202, e atravessar o Largo Capitão Gaspar de Castro para retomar a entrada da Rua da Corredoura e voltar à igreja paroquial.

No final, as mordomas acompanhadas pelos mordomos e uma banda de música vão formar um desfile junto da residência do pároco da Freguesia, padre Daniel da Silva Rodrigues, de onde saem depois em cortejo com os portadores dos tabuleiros formados pelos habitantes de lugares, os quais serão a seguir leiloados no recinto da festa.

A Romaria já tem constituída a Comissão de Festas para o próximo triénio, à qual preside Ezequiel Vale, professor e ex-presidente da Junta da Freguesia de Lanheses. Sucesso garantido

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.