Viana assinala Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade iniciou em Viana do Castelo no dia 16 de setembro com uma conferência sobre “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, no Interface dos Transportes, juntando especialistas de diversas áreas.

A iniciativa contou com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que sublinhou a importância de “evitar, transferir e melhorar” a mobilidade urbana, destacando o “problema climático”. Jorge Delgado enalteceu “o número recorde” de municípios, 103 municípios, que apostaram este ano em ações comemorativas da Semana Europeia da Mobilidade. “Temos a registar um número significativo de iniciativas pelo país. E, Viana do Castelo é um bom exemplo, está a dar passos significativos com um programa diverso. Acredito que sejam desafios virtuosos”, assinalou.

Luís Nobre, presidente da Câmara , evidenciou o momento como “simbólico”, pois “serve de reflexão para um processo de mobilidade urbana mais sustentável”, e estas “discussões permitem a reinterpretação para que se melhore a mobilidade”. Destaca que Viana “está a direcionar-se no caminho da mobilidade”. 

Soares da Costa, funcionário da Câmara de Viana, apresentou na conferência, dados sobre a mobilidade da cidade. Destacou a utilização dos autocarros elétricos que circulam na zona urbana.”Viajaram 535 mil passageiros desde 2005, uma média de três mil por mês e 35 mil por ano”, sendo que “70% dos seus passageiros têm idades acima do 65 anos”. Referiu  ainda a contribuição do elevador de Santa Luzia, que em 2023 comemora cem anos de existência, onde 1,6 milhões de pessoas já utilizaram o serviço, tendo o ano de 2018 sido “o mais forte”, com 180 mil passageiros. Sublinhou ainda que com essa utilização “533 mil viaturas deixaram de ir a Santa Luzia e que se estas fossem colocadas em linha reta totalizariam 2670 quilómetros de viaturas”.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.