Crianças ensinadas a construir eólicas

Mais de quatro dezenas de crianças das escolas de Viana tiveram uma manhã de sexta-feira diferente. Na praia do Coral aprenderam a construir uma eólica, numa iniciativa da Endiprev.

“Isto foi uma atividade iniciada na Bélgica e desenvolvida por um jovem engenheiro. O William começou por montar uma eólica em casa e as crianças adoravam. A ideia é sensibilizar as crianças para a produção de energia através do vento”, explicava Tiago Ornelas. O gestor de Desenvolvimento de Negócio da Endiprev dizia que “é um privilégio para a Endiprev ser o único parceiro português desta iniciativa e de poder realizá-la na cidade que albergou o primeiro projeto da energia eólica offshore em Portugal”.

Na parte da manhã, duas turmas do 4.º ano da escola da Avenida de Viana do Castelo participaram na atividade. O professor João Pedro Morais falava da importância de aprender fora da sala de aula. “É muito bom sair da escola e aprender no terreno”, salientava. Adiantando: “primeiro explicaram-nos como funcionam as quintas de vento, no mar do norte e como estão a funcionar aqui em Viana. E depois ensinaram-nos o funcionamento das turbinas através da construção de uma maquete, que podem ser fundeadas no mar”.

Lara Alves, com nove anos,  estava satisfeita por ter participado na iniciativa. “Estive a montar uma eólica e a obter informações. Aprendi várias coisas sobre as eólicas”, dizia.

O brasileiro Jonas, de nove anos, era um dos mais ativos na montagem da eólica. “É como brincar com legos”, constatava, à medida que seguia as instruções para criar o objeto. O grupo de Jonas foi o primeiro  a completar a tarefa e começaram por comprovar que, consoante a direção do vento, as pás da turbina funcionam a diferentes velocidades. “Eu já conhecia as turbinas colocadas no mar, porque as vejo quando venho à praia Norte”, dizia. 

A iniciativa foi desenvolvida pela Endiprev, entidade parceira do projeto “Offshore Wind 4 Kids”, e pretende ensinar aos mais jovens o funcionamento de uma turbina eólica no mar, mas também a importância da energia renovável.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.