O Geoparque Litoral de Viana do Castelo venceu o prémio de Geoconservação 2022 atribuído pela Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico (ProGeo). A entrega da distinção aconteceu no Dia Internacional da Geodiversidade.
“A candidatura de Viana do Castelo demonstrou que o projeto do geoparque é muito valioso não apenas para outros elementos da natureza, mas principalmente para a questão do património geológico”, salientava o representante da Associação. Paulo Pereira adiantava também que a classificação de 13 áreas no monumento natural foi “muito valorizada” e permitiu que Viana ficasse à frente das candidaturas de Arouca, Manteigas, Vila Pouca de Aguiar e de Machico (Madeira).
“O geoparque de Viana do Castelo é aquilo a que se chama um geoparque aspirante. É um geoparque que ainda poderá ser um geoparque que venha a ser incluído numa rede global, que será a rede da Unesco, como já estão outros cinco nacionais”, apontou o investigador. Acreditando que “os projetos de valorização e promoção” contribuirão para a distinção.
A vereadora do Ambiente considera que o prémio “mostra que estamos no bom caminho”. Fabíola Oliveira constata que “já somos geoparque aspirante e vamos fazer tudo para fazer parte da rede da Unesco. Já temos projetos na área da educação, turismo e na área da conservação do nosso espaço geológico e da biodiversidade”. No futuro, acredita que o trabalho terá de ser feito na área do geoturismo. “Temos de integrar tudo aquilo que existe em turismo da natureza, os nossos percursos pedestres; os centros de Cycling & Walking; a temática do garrano; a classificação da Serrra d’Arga …”.
Criado em 2017, o Geoparque Litoral tem vindo a implementar uma estratégia para prossecução dos seus objetivos centrais – a conservação da natureza, a geoeducação e o geoturismo, tendo como referência a matriz do Programa de Geoparques da UNESCO.
A concretização do programa Geoparque resultou na classificação de 13 áreas como Monumentos Naturais Locais, na criação da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, na instalação de infraestruturas de interpretação das áreas classificadas, no lançamento de plataformas digitais (website, aplicação móvel e visita virtual) e ainda na dinamização dos centros de acolhimento turístico-educativo que constituem a Rede de Portas do Geoparque.
Para a preservação do património natural dos geossítios classificados como Monumentos Naturais, o Município desenvolveu um Programa de Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas de Viana do Castelo que consistiu no controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras instaladas em grande escala em algumas dessas áreas. Através deste programa foram feitas limpezas de vegetação invasora e realizadas plantações de espécies autóctones. Foi ainda desenvolvida formação sobre esta temática para o público em geral e especializado, produzidos diversos materiais informativos e criada a APP BioRegisto.