Hubs criativos: Viana recebeu participantes de 27 países

O Teatro Municipal Sá de Miranda acolheu, recentemente, a Conferência da Rede Europeia de Hubs Criativos – Bautopia2, que reuniu cerca de 80 criativos de 27 diferentes países europeus.

A iniciativa foi organizada em parceria pelo European Creative Hubs Network e Creative FLIP Project, co-promovida pelos Municípios do Porto e Viana do Castelo, em cooperação com CRU ‘hub’ criativo, UPTEC e Dínamo 10.

No evento, dividido entre o Porto e Viana do Castelo,  foi debatida a glocalização na cultura e criatividade, capacitando os setores através da troca de conhecimento e de experiências.

A conferência aconteceu em Viana do Castelo no âmbito da aposta nas indústrias criativas e do empreendedorismo com vista à fixação de talento no território. Atualmente, existem dois projetos que se destacam na área criativa com participação cidadã em Viana do Castelo, promovido pela Dínamo10: Viana Abordo e Rural Hub da Montaria.

Joana Carvalho, fundadora e manager da Dínamo 10, explicou que em 2010 iniciou um espaço de cowork e, à medida que foi evoluindo, foi percebendo que o que o identificava eram os projetos com a comunidade.

“Em 2017 tivemos conhecimento da organização desta rede europeia de hubs criativos, da qual começamos a fazer parte. A rede formalizou-se como associação em 2019, e, a partir do momento que tomamos contacto com este grupo de hubs criativos de toda a Europa, percebemos que nos identificávamos muito mais com este tipo de estruturas que se focam muito mais na comunidade e no trabalho que fazem; quer com a comunidade local, quer com a própria comunidade dos membros do hub criativo”, explicou Joana Carvalho.

A responsável adiantou que a “rede cada vez mais se vai focar no tema dos povos rurais e a Dinamo foi  um dos primeiros espaços com estas características em Portugal (em 2010, quando surgimos só existiam espaços deste tipo em Lisboa)”, diz.  Adiantando, ainda, que o trabalho da rede deve ser no sentido de trabalhar muito mais estes territórios e a questão regional. 

“A ideia é que a rede e os outros hubs que fazem este trabalho possam conhecer a Dínamo e o trabalho que fazemos. Por outro lado, com este direcionamento mais para oportunidades de financiamento de projetos e de trabalhos que tornam esta questão mais regional, organizamos aqui uma reunião e encontro para perceber juntamente com a Câmara as oportunidades que podem existir e de que forma vamos poder colaborar com a Rede e com a autarquia para o desenvolvimento territorial.”

O vereador Ricardo Rego, que apresentou Viana do Castelo aos jovens criativos, observou que foi “o dinamismo empreendido com a Dínamo 10 que trouxe aqui a Rede Europeia de Hubs criativos”. Na sequência desse “desafio”, a autarquia vai financiar “bolsas de investigação com investigadores da rede que queiram, de alguma forma, desenvolver o trabalho aqui em Viana do Castelo”. A aposta passa pela inovação desenvolvida no âmbito da descentralização “não só nos perímetros urbanos, mas, acima de tudo, nos perímetros mais rurais”.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.