Os autarcas da cidade de Viana do Castelo e da freguesia de Chafé, sendo responsáveis pelo bom estado de sociabilidade e de higiene no nosso meio ambiente, procederam e bem à retirada da imensa lixeira inestética que durava há bastantes anos na berma da EN 13-3, em Chafé.
A lixeira que existia na margem da estrada no sentido sul-norte, – por onde diariamente circulam milhares de olhares atentos, que pretendem apreciar o belo da natureza -, era uma fonte poluente que desfigurava aquela vistosa entrada na airosa e acolhedora freguesia de Chafé, plantada à beira mar.
Assim, a vida dos cidadãos tornou-se mais agradável e saudável para todos aqueles que lá passam, tanto condutores de veículos motorizados, ciclistas, peregrinos e passeantes, assim como é benéfico para os residentes próximos.
Todavia, Chafé merece muito mais atenção por parte do executivo da Câmara Municipal, de modo a ser recompensada. É sempre bom relembrar que, extramuros, é a freguesia do concelho que mais contribui taxativamente a favor da Câmara Municipal, ronda anualmente o milhão de euros.
No entanto, os serviços competentes deveriam, de forma urgente, colocar na EN 13-3 a sinalética de limite de velocidade, as devidas faixas de rodagem no piso que corresponde em Castelo do Neiva, retirar do piso as faixas transversais na passagem de peões frente à paragem de autocarro, ao km 3,850, a placa indicadora da dita paragem posicionada no meio do passeio. Renovar a cabine da paragem, rever ou melhor extinguir a tampa da sarjeta de saneamento ao km 3,950, limpar as bermas da dita estrada duas vezes ao ano, refazer e altear o piso de pelo menos 10 centímetros que rebaixou após a colocação da conduta de saneamento no sentido sul-norte ao km 3, 985…
Outro ponto importante é a inexistência de passeios à margem daquela via recentemente renovada, que daria continuidade ao passeio da nova estrada para o porto de mar, pelo facto de haver perigosidade para dezenas de peões que diariamente lá passam. Pois, é muito provável que um certo dia alguém poderá ser apontado como responsável pelo mau ocorrido.
Contudo, convém agradecer, aqueles que prestaram a devida atenção e eliminaram a lixeira e pela mesma, roga-se a quem de direito, para continuar a apostar na defesa da beleza e do bem-estar do povo da Freguesia de Chafé.
A bom entendedor …