Uma multidão, ávida por dar largas à sua alegria, ultrapassadas que foram as limitações impostas pelos sucessivos confinamentos, invadiu o centro cívico de Santa Marta de Portuzelo e suas imediações, na noite de sexta-feira, o primeiro dos tradicionais dias mais relevantes do programa da Romaria. Ia acontecer o Cortejo Noturno “Trocas e Baldrocas”.
Passados dois anos a acumular anseios de convivência franca, alegre e de encontros esperados e sonhados, os santamartenses fizeram-se à noite e libertaram-se, qual testo que salta de uma panela de pressão! Nada que a forma entusiasta com que foi recebida e saudada, através das ruas da cidade, a embaixada que ali se deslocou, pela manhã, para a tradicional visita de cortesia às autoridades civis e religiosas, não fizesse adivinhar. E também não era para menos, tal a quantidade, quer de mordomas bem ouradas e ostentando a vela votiva de Santa Marta, quer de lavradeiras, dos pés à cabeça trajadas a rigor, cheias de chieira no multicolorido dos seus fatos.
Este cortejo, que ano após ano vem crescendo em apoio e participação, confirmou as melhores expectativas da manhã e foi o sinal perfeito de que estaríamos perante uma edição da Romaria de Santa Marta de Portuzelo de regresso aos seus melhores dias. Os seus promotores, tal como a padroeira, bem o mereciam. Diferentes profissões, estados de alma e atividades, foram distribuídos por 13 grupos e 14 carros. Em quaisquer dos cenários, imperou a alegria e o humor, no tratamento hilariante das diversas situações. As gargalhadas foram o aperitivo do sorriso que dominou os rostos durante a sessão de fogo de artifício que se seguiu, numa noite que a juventude não renegou e aproveitou, com DJ a preceito.
Torneio de Sueca
Entretanto, o ano de 2023 preenche as preocupações dos responsáveis e, para que tudo decorra conforme projetado, vão promovendo iniciativas em que aliam ao convívio a oportunidade da angariação de fundos.
Assim, após um bem sucedido e concorrido “Almoço de São Martinho” continuam abertas as inscrições para o “Torneio de Sueca”, a realizar no próximo dia 26, sábado, a partir das 15h, na antiga Escola Primária de Fonte Grossa.
As inscrições podem ser efetuadas através da Comissão de Festas ou na CPR-Santa Marta, Junta de Freguesia ou Papelaria Rústica.