Valença recebe o lançamento do “112 Transfronteiriço”, projeto-piloto de emergência médica, entre o Norte de Portugal e a Galiza, amanhã, 14 de dezembro, às 11h30, na Pousada de São Teotónio.
A assinatura do memorando de entendimento do “112 Transfronteiriço”, abre portas ao nascimento do primeiro serviço de emergência médica interregional, entre Portugal e Espanha, tendo por região de atuação o Norte e a Galiza.
Este projeto-piloto vai envolver o INEM e os seus homólogos galegos da AXEGA.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “este é um passo histórico que avança no reforço das relações transfronteiriças e na prestação de melhores e mais rápidos serviços de saúde, na emergência médica, às nossas populações raianas”.
Este memorando tem por objetivo estabelecer as bases e os critérios sobre os quais se vai prestar os cuidados de saúde transfronteiriços, em caso de urgência médica e assim facilitar a assistência, no território escolhido pelo utente, se as suas necessidades de saúde e os critérios médicos o permitirem.
O ato contará com a presença do presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o presidente do INEM, Luís Meira, o Diretor-geral para as Relações Externas e com a União Europeia da Xunta de Galicia, Jesus Gamallo, o Conselleiro de Sanidad da Xunta de Galicia, Julio García Comesaña e o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira