Virgul faz passagem de ano em Caminha

O cantor Virgul vai passar o ano em Caminha. Depois de estar agendado para o ano passado, o concerto regressa a 31 de dezembro.

Hoje, a partir das 21h30, com acesso gratuito, acontece mais um espetáculo do Festival Tempos Cruzados. É o “Baile dos Candeeiros”, um misto de dança e performance, para assistir no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

O resumo do espetáculo de amanhã remete para a época da ditadura, em Portugal, neste caso uma inspiração: “organizar convívios e encontros era um ato suspeito e perigoso, por isso, tudo devia ser feito de uma forma subtil e camuflada. Originalmente criado na Foz do Douro, no Porto, o Baile dos Cinco Candeeiros original seguia esta dinâmica. Os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial pretendiam despedir-se das suas famílias e, para isso, organizavam este encontro. Num ambiente intimista e, ao som de música de baile, celebrava-se a despedida e alimentava-se a esperança de um regresso futuro. Este baile era o local de encontro, de amores, de danças e de aventuras.

Com este trabalho, a companhia RADAR 360.º quer reforçar o ato criativo no universo das artes de rua, apostando numa intervenção não convencional, com fortes contornos plásticos e características multidisciplinares. Explora o conceito de instalação e associa a composição coreográfica de movimento dos corpos no espaço, à luz como cenário visual vivo”.

O Festival tempos Cruzados vai ainda trazer Gisela João, comum concerto intimista: “com uma voz e um timbre absolutamente singulares, Gisela João é uma figura central e uma das mais importantes intérpretes da história da música portuguesa. Na primavera de 2021, editou o seu terceiro álbum “AuRora”, o seu registo mais pessoal e intimista, onde pela primeira vez revelou os seus dotes de letrista e compositora. Com quatro remisturas de temas de “AuRora”, Gisela João continua a declarar o seu amor às pistas de dança, uma paixão antiga e diversas vezes mencionada em entrevistas, em que assume ter crescido entre as festas de música eletrónica e o fado tradicional”.

O Natal será ainda pretexto para os magníficos concertos a que as instituições do concelho já nos acostumaram. Começam com o Orfeão de Vila Praia de Âncora, seguem com a Academia de Música Fernandes Fão e fecham ainda com o Orfeão de Vila Praia de Âncora. Já em 2023, como é tradição, a entrada no novo ano é ainda celebrada com música, com o Concerto de Ano Novo, pela Banda Musical Lanhelense.

A não perder o Natal na Rua, com muitas iniciativas e que vai incluir uma Feirinha de Natal, nas Praças das duas vilas, em Caminha e Vila Praia de Âncora. O Natal na Rua vai acontecer já este fim de semana, nos dias 17 e 18 de dezembro, enquadrado nas atividades de animação para esta quadra tão especial.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.