O estado do tempo para hoje e amanhã, dia 20 de dezembro, vai agravar-se. A informação é dada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
No distrito de Viana do Castelo é previsível a ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte. Haverá ainda agitação marítima forte com ondulação de sudoeste de quatro a cinco metros na costa ocidental até às 03h de 20 de dezembro.
De acordo com informações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), há a possibilidade de cheias nos leitos nas bacias do Minho e Lima.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; o não se expor nas zonas afetadas pelas cheias; garantir a adequada fixação de estruturas soltas; ter cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.
Fonte daquele organismo pede que não seja praticado exercício físico no mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.