Festa de São Nicolau

O dia de São Nicolau, padroeiro da paróquia de Mazarefes, celebra-se a 06 de dezembro, data atribuída à sua morte, enquanto Bispo de Myra,no ano de 343. Este ano, pela primeira vez na nossa paróquia houve uma festa de vários dias em sua honra.

São Nicolau, cuja história revela um homem que sempre esteve à disposição dos mais pobres, comovendo-se com as situações que encontrava e, por outro lado, preocupando-se com a defesa da fé cristã, é o santo católico, igualmente venerado pelos cristãos ortodoxos, que estará na origem da figura do Pai Natal, popularizada mundialmente desde a década de 1930, aproveitando a sua forte dimensão caritativa, e evoluindo a partir de outras figuras já tradicionais em alguns pontos da Europa, associadas à vivência do Natal. 

Admitindo a sua admiração pessoal pela figura de São Nicolau, o novo pároco da freguesia, Padre Fábio Carvalho, que se mantém ainda como Capelão do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa na Unidade Local de Saúde do Alto Minho – Hospital de Viana do Castelo e como Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, pensou que seria importante realçar a sua pessoa e a sua santidade, envolvendo toda a comunidade na celebração festiva do padroeiro.

Empenhado em procurar recuperar a verdadeira figura de São Nicolau, caridoso e defensor da fé, no confuso tempo actual e, sobretudo em dar-lhe o lugar que merece na preparação do autêntico espírito do Natal cristão, o padre Fábio desafiou o Grupo de Jovens da Boa Nova a assumir o papel de comissão de festas e sublinhou que ao desafiar os jovens teve como objectivo responsabilizá-los, levando-os a uma maior consciência sobre o significado da fidelidade doutrinal de São Nicolau, que lhe mereceu alguns dissabores (tendo sido inclusivamente preso enquanto bispo), e a sua dimensão caritativa na atenção aos pobres. Prontamente disponíveis, os jovens assentiram e levaram a cabo a preparação do programa.

A festa iniciou-se a 27 de novembro, com uma novena, e culminou a 6 de dezembro com a Eucaristia Solene em Honra de São Nicolau, seguida da partilha simbólica dos “Tesouros de São Nicolau” – moedas de chocolate distribuídas aos paroquianos, fazendo alusão a um dos mais famosos episódios da vida do santo, em que este terá salvo da possibilidade da prostituição três irmãs muito pobres, atirando-lhes moedas de ouro pela lareira onde geralmente secavam as meias.

No programa, além das referidas eucaristias, muito participadas pela comunidade, houve lugar ainda a uma Eucaristia com Benção dos Estudantes Universitários. Uma vez que São Nicolau é patrono dos estudantes, os Jovens da Boa Nova lançaram o convite aos estudantes mazarefenses para agradecer a sua proteção no percurso académico, recebendo a benção com o bordão de São Nicolau.

A fim de enriquecer a reflexão litúrgica, a convite do Padre Fábio, o sermão das três últimas eucaristias (dias 4, 5 e 6) foi pregado pelo Padre Gonçalo Portocarrero de Almada, cronista do Observador e da Voz da Verdade, que graciosamente se deslocou da Cidade de Lisboa até à nossa freguesia.

Com o intuito de cativar a participação de todos, houve ainda lugar a três distintos momentos de animação cultural. Na noite de sábado, a atuação do grupo musical “2sense”. No domingo à tarde, um concerto de música sacra pelo Coro Masculino Voces Verbi, e, posteriormente, a animação pela “Tocata” que permitiu acompanhar de forma mais popular o Feirão de São Nicolau. Neste, encontravam-se à venda diversos produtos oferecidos pela comunidade, assim como os trabalhos decorativos propositadamente produzidos pelos jovens, alusivos ao Natal, de forma a angariar fundos para satisfazer as despesas da festa e contribuir para a deslocação do Grupo de Jovens da Boa Nova às Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Lisboa, em Agosto do próximo ano.

De olhos encantados pela sessão de fogo de artifício, no encerramento da festa, não faltaram elogios à iniciativa do Padre Fábio, bem como ao grande empenho dos jovens e participação dos paroquianos, que com genuína alegria se mobilizaram para, juntos, celebrar condignamente o padroeiro de Mazarefes, São Nicolau. Assim ecoem em anos vindouros.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.