Presépios e pinheirinhos

Repetiu-se a construção dos presépios, por lugares, em Santa Marta de Portuzelo, com a bela novidade de ser seguida, este ano, pelas comunidades da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, no âmbito da CSIF. Igualmente se repetiu a colocação dos pinheirinhos, no centro cívico, em representação das diferentes associações. Trata-se de iniciativas muito carinhosas e louváveis, que a todos conduzem ao ambiente e espírito de Natal, com particular incidência nas sucessivas mensagens de solidariedade e no convite à partilha com todos aqueles que, por qualquer razão, estão mais necessitados de ajuda. 

Na verdade, para que o Natal seja sinónimo de amor e paz, seja cada leitor um presépio, interpretando a mensagem que dele emana e agindo em conformidade. Se possível, e ninguém duvide que é, que essa mensagem perdure pelos dias e meses de todos os anos! Tenhamos presente que a mensagem do presépio só se tornará eficaz se no interior de cada um houver lugar para todos, mas sobretudo para os mais pobres, os mais fragilizados. O maior presente de Natal é a disponibilidade gratuita da nossa solidariedade, da nossa alegria, da nossa sensibilidade, do nosso amor. E tal, bem vistas as coisas, acaba por se transformar num presente para nós próprios, pois daí resulta, tão só, dar sentido à nossa existência. Curiosamente, este ano, o presépio do lugar de Portuzelo, no largo do Souto da Silva, contém a Cruz. Confesso que nunca me ocorreu a ideia de a colocar no Presépio. Mas vejo critério nessa presença. Com efeito, só com a Páscoa o Natal ganha sentido, como sentido ganha, para todos os cristãos, a Cruz. Ela é, na verdade, à luz da fé, o ‘símbolo’ maior do Amor de Alguém que Se deixou entregar doando-Se, sendo glorificado por Deus Pai com a Ressurreição. Ela é, afinal, a ‘simbologia’ da vitória sobre o mal, sobre a morte.  Ela é Vida para os cristãos. Deus encarnou na figura do Menino, isolado, pobre, a Quem até um lar para nascer rejeitaram e segue até ao suplício do Calvário, que sempre se renova na Missa. Ali começou a parte visível do projeto salvífico. Amor constante em vida até abrir os braços em acolhimento de toda a Humanidade, de todos e cada um de nós. 

A nossa homenagem aos promotores e parabéns e gratidão a todos quantos participaram na execução destes presépios. Que saibamos corresponder às expectativas de todos os que abraçaram o projeto, sendo generosos nas visitas que fizermos. Será uma forma de dar sentido às nossas vidas. Para os  cristãos que haja a consciência de que comungar a Jesus sem comungar os outros não faz sentido. Leitores não crentes são muitas e variadas vezes  exemplos de homens boa vontade. Que a mensagem do Presépio a todos interpele e seja oportunidade de mudança.

As doações podem ser concretizadas nas caixas solidárias de cada presépio, na sede da junta de freguesia ou no pinheirinho à entrada da igreja paroquial. Nos destinatários está a imagem preferencial do Menino que dizemos amar.

Para todos os assinantes e leitores desta local, um Natal de amor e paz.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.