Ana Abrunhosa visitou zonas afetadas pelo mau tempo e garantiu apoio do Governo a obras estruturais

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou na tarde de ontem alguns dos locais mais afetados pelo mau tempo, em três freguesias do concelho de Caminha, designadamente Vila Praia de Âncora, Moledo e Lanhelas.

A ministra garantiu o apoio do Governo às intervenções estruturais que tiverem de ser executadas, por forma a salvaguardar o território de eventuais futuras intempéries. Ana Abrunhosa defendeu, aliás, que não basta repor infraestruturas e pavimentos, tal como estavam, mas terá de ser realizada uma ação mais profunda, aproveitando-se a oportunidade para implementar soluções mais fortes e mais adequadas, tendo em conta as necessidades das populações e a possível ocorrência de outras tempestades no futuro. Minimizar, pelo menos, as suas possíveis consequências, deverá ser um dos objetivos.

A Câmara Municipal de Caminha e as Juntas de freguesia procedem a trabalhos de limpeza e reposição das condições de segurança e operacionalidade, que decorrem desde a primeira hora.

O presidente da Câmara, Rui Lages, agradeceu a todos os que se envolveram, no terreno, na resposta rápida às populações, desde forças de segurança, bombeiros voluntários, sapadores florestais, baldios, autarcas locais, funcionários do Município e a própria população. Uma união de esforços e solidariedade que funcionaram sem horário, em dia feriado, noite e dia, e sem as quais não teria sido possível colmatar tão rapidamente os problemas mais imediatos e mais graves, nomeadamente realizar a limpeza das ruas e encaminhamento de águas pluviais, assim como a reposição de infraestruturas, trabalho que não está terminado e que terá continuidade nos próximos dias e semanas.

Entretanto, estão a ser apurados prejuízos e equacionadas soluções mais definitivas, repondo e melhorando as infraestruturas que irão assegurar maior resiliência e qualidade no futuro.

Como o presidente sublinhou, a Câmara Municipal tem capacidade para realizar esta primeira intervenção, mas conta com a solidariedade do Governo para os trabalhos mais complexos e profundos.

Rui Lages lembrou também que as zonas visitadas hoje são as que apresentam danos maiores e mais impactantes, mas há estragos e prejuízos em praticamente todas as freguesias, que terão também de ser resolvidos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.