Com a parceria da Câmara Municipal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Bosch Ibéria assinaram um importante protocolo de cooperação com vista a aliar a componente pedagógica, técnica e científica do IPVC com a competência prática da Bosch Ibéria.
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, este protocolo reveste-se de grande importância “pois a Bosch é uma empresa multinacional de grande renome que vem acrescentar valor institucional, formativo, técnico e científico ao ensino superior em Arcos de valdevez, e, o IPVC, por sua vez, uma peça fundamental no processo de desenvolvimento de todo o distrito”.
Este acordo vai possibilitar a realização de estágios a alunos do Politécnico de Viana do Castelo nas instalações da Bosch e, por outro lado, permitir que a empresa instale equipamento no Laboratório de Mecânica Automóvel, situado no InovArcos, unidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), em Arcos de Valdevez.
O protocolo assinado vai facilitar a atividade formativa de estudantes, docentes e outros colaboradores ao IPVC, ao mesmo tempo que serão realizadas atividades de formação próprias da Bosch em Arcos de Valdevez. A multinacional irá disponibilizar, a título gratuito, apoio aos docentes e outros colaboradores associados ao IPVC na utilização dos equipamentos e em atividades de ensino, de formação profissional e de investigação.
Refira-se que, em julho, o polo do IPVC em Arcos de Valdevez tinha já recebido a visita do responsável pela formação da Bosch, Carlos Maia, com o intuito de estabelecer uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e a multinacional e, simultaneamente, reforçar a colaboração em termos de formação e de estágios de alunos. Momento que o Municipio acompanhou, igualmente, com grande motivação e interesse.