Desde 1986 que a Austrian Broadccasting Company começou esta iniciativa da Luz da Paz de Belém, como parte de uma campanha de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países dos arredores.
Desde 1989 que tem sido concretizada a cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a Luz seja partilhada pela Europa e fora dela ganhando, assim, uma dimensão mundial.
E de candeia em candeia esta chama que foi acesa em Belém, e já percorreu um total de 5.600km sem nunca se apagar, chegou a Portugal, concretamente ao Santuário de Fátima, onde foi partilhada no passado dia 11 de dezembro. Foi aí que o agrupamento 423 dos Escuteiros de S.Romão de Neiva, juntamente com a Junta Regional de Viana do Castelo, recebeu a Luz da Paz de Belém.
No dia 17 de dezembro, sábado, pelas 18h30, no Convento Beneditino de S.Romão de Neiva, houve a cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém, no decorrer da missa vespertina, onde participaram os diversos movimentos da freguesia, a saber; a Catequese, o Agrupamento n.º 423 dos Escuteiros, a Ação Católica Rural, o Coral Polifónico e o Grupo de Jovens que irá participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, previstas para o verão do próximo ano, em Lisboa, onde se fará representar Sua Santidade o Papa Francisco.
Desta forma, a chama da Luz da Paz de Belém, estará bem viva na nossa freguesia, graças aos Escuteiros da nossa terra, que estão de parabéns por esta tão nobre iniciativa.