20 anos da paróquia de São Pedro

Foi a 26 de janeiro de 2003 que o padre Adão Lima tomou posse como pároco da freguesia de São Pedro de Subportela. 

Mesmo com alguns altos e baixos, que foram acontecendo ao longo destes 20 anos, o facto é que a comunidade religiosa de Subportela se vai mantendo unida em volta do seu líder. 

Ao longo destes 20 anos, a paróquia e freguesia de Subportela, ganhou valências que tiveram como ponto de origem o seu pároco. Relembremos uma séria de obras que desde sempre eram faladas como necessidade para a paróquia e freguesia e que sob a iniciativa do pároco Adão Lima surgiram e que todos devemos agradecer o empenho que lhes foi dando, nunca esquecendo, os deveres para com a outra paróquia que igualmente administra.

A obra mais visível será, com certeza, o Centro de Dia que se situa na quinta que envolve o adro da igreja matriz de Subportela. Dotada de uma equipa capaz, os utentes deste Centro têm demostrado as suas iniciativas, muitos descobrindo saberes que estavam escondidos. As obras na igreja, inauguradas em 2022, que muito a valorizaram, são o pícaro atual das suas intervenções que quer ver terminadas com a intervenção no Adro. 

Em parceria com a Junta de Freguesia, está prevista a cedência da Casa da Quinta para a construção daquela que é a “promessa política” mais antiga de Subportela: a Casa Mortuária.

Mas têm existido outras ações que espelham a vontade dos paroquianos e do Sr. padre Adão, em dezembro de 2022 almejou organizar um concerto de Natal na igreja paroquial trazendo a Associação Musical Vila Nova de Anha, o que muito nos alegra. 

A 27 de janeiro, esta paróquia recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude trazendo gentes das freguesias vizinhas até ao Monte de São João após a peregrinação dos símbolos pelas freguesias vizinhas das Terras de Geraz e Deão, e desta União. 

Com um programa cultural diverso, a noite acabou em festa e alegria como estas jornadas pedem para ser esquecendo os  celeumas nacionais em volta deste tema.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.