Associação de Dadores de Sangue

Realizou-se, no passado dia 21 de janeiro, uma Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue da Meadela (ADSFM) para discussão e aprovação do “Relatório de Contas do ano 2022” e atividades desenvolvidas em 2022.

Depois das boas vidas e da abertura dos trabalhos pelo presidente da mesa da Assembleia, Dr.º Luís Belo, e da aprovação da ata da sessão anterior, foi apresentado o Relatório de Contas, que havia sido previamente aprovado pelo Conselho Fiscal e foi colocado à votação, sendo aprovado por unanimidade dos sócios presentes. 

Seguiu-se no uso da palavra, o presidente da Associação, Sr. António Mesquita, que começou por referir: “É com alguma satisfação e sem falsas modéstias que verificamos o cumprimento cabal do plano delineado há um ano, podendo afirmar que, em algumas áreas superamos aquilo que eram as nossas melhores expectativas. E também com satisfação, que depois de tempos conturbados devido à pandemia foram retomadas em 2022 as ações de sensibilização para a promoção da dádiva de sangue. Forçosamente que temos de continuar a desenvolver toda a atividade na promoção e angariação de novos dadores e a organizar as respetivas recolhas de sangue, bem como a tipagem para medula óssea. Os doentes são a prioridade e preocupação”, disse.

O presidente da Direção enumerou o local das 30 ações de recolha realizadas em 2022 e frisou a sua satisfação de que, “mesmo ainda a sentir-se o resultado da pandemia, foi muito satisfatório o aumento de dadores da primeira dádiva”. 

Em 2022, os números são os seguintes: Dadores inscritos 1.036: Dádivas 730; Dádivas 1.ª vez 352; Registo para Medula Óssea 70; Brigadas das de recolha 29.  

António Mesquita informou que os números de dadores inscritos na ULSAM – Hospital de Viana do Castelo são de 5.751 dadores, considerando ser “de especial interesse e relevância o empenho da Associação em divulgar estes dados do Hospital de Viana e encaminhando os dadores para a dádiva de sangue”. 

Agradeceu toda a colaboração que a Associação vem recebendo para poder levar a cabo as suas ações, nomeadamente o Instituto Português do Sangue e Transplantação, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela. O presidente destacou todos os dadores de sangue, que de forma altruísta dão o seu sangue, e agradeceu aos que com ele trabalham nos órgãos diretivos e ao núcleo de formação e sensibilização da Associação. E ao pároco da Meadela, Monsenhor Vilar, à presidente da União de Freguesia, Dr.ª Helena de Brito e ao Arq. Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal e ainda às empresas e aos associados, referindo que só com todas estas ajudas é possível desenvolver as atividades da Associação. 

Lembrou de novo que, como foi referido na Assembleia Geral anterior, o “Monumento ao Dador de Sangue”, está em execução, mas ainda se desconhece o local onde vai ser implantado e a data da inauguração, apontando como eventuais datas o 27 de março – Dia Nacional do Dador de Sangue, ou dia 14 de junho, Dia Mundial do Dador de Sangue, sendo a definição da data definitiva da responsabilidade da Câmara Municipal. 

Enumerou um conjunto de atividades da Associação levadas a cabo ao longo de 2022, destacando o 26.º aniversário e terminou com a garantia de que a Associação, vai continuar a contribuir o seu caminho para o bem nacional, continuando a fazê-lo em 2023 e nos anos futuros, para que nunca falte sangue aos doentes que dele necessitam.  

Santo Amaro

A Igreja celebra a memória de Santo Amaro a 15 de janeiro. Celebrou-se Missa Solene em honra de Santo Amaro, às 10h30 na igreja paroquial, celebrada pelo nosso pároco, Reverendo Monsenhor Manuel José Vilar. 

A afluência de devotos de Santo Amaro à capela ali ao lado da igreja paroquial, já não tem a dimensão de outros tempos, mas continuamos a ver “romeiros” a cumprir as suas promessas.

A Igreja celebra a 22 de janeiro a memória de São Vicente e na nossa paróquia também a sua Romaria teve a sua expressão maior no dia 22, domingo, com a Celebração Solene da Eucaristia, das 10h30. Dado que a zona envolvente e adro da capela de São Vicente, onde no dia da festa habitualmente se celebra a Eucaristia Solene às 11h30 está ainda em obras de requalificação, fase final, que muito vem valorizar aquele local e que estão inseridas no arranjo urbanístico das novas instalações da Protecção Civil. A Eucaristia Solene teve lugar na igreja paroquial, às 10h30 de domingo e foi celebrada pelo pároco Monsenhor Manuel José Vilar.  

Festa da Catequese

No domingo, dia 15 de janeiro, a Igreja Universal celebra a festa da Epifania do Senhor, e comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias, Filho de Deus Salvador do Mundo. Nesse dia, na nossa paróquia teve lugar a “Festa de Natal” de toda a catequese, que encheu literalmente a igreja paroquial de crianças e jovens e familiares, a que acresceu todos aqueles que habitualmente frequentam a Eucaristia das 10h30 de domingo na nossa Paróquia.

A Eucaristia Solene teve início com a procissão de entrada, as principais figuras do Presépio, encarnadas por crianças da catequese e adolescentes, a Cruz Paroquial, acólitos e o presidente da celebração, Monsenhor Manuel José Vilar.

Esta pequena notícia tem como principal objetivo dois aspetos a reter desta bonita festa de Natal de toda a catequese da Paróquia, em Eucaristia dominical: primeiro é o de sentir o pulsar de uma Igreja viva na presença daquelas crianças, jovens e adolescentes,4 que são o futuro já presente da Igreja do Senhor e um segundo é o sentir o calor de uma Igreja cheia que aqueceu o coração de todos aqueles que participaram na Eucaristia dominical, que foi animada pelo Coral Juvenil da Paróquia. 

Um bem-haja a todos os catequistas e a quantos colaboraram na organização.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.