Vila Praia de Âncora recebe as Jornadas da Sustentabilidade do Alto Minho

Vila Praia de Âncora vai acolher as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho de 24 a 26 de março.

Palestras, Mercado Sustentável e Atividades de Natureza vão marcar estes três dias dedicados à sustentabilidade. A participação é gratuita, mas carece de inscrição.

As jornadas organizadas pela QUOKKA contam com o apoio do Município de Caminha e inserem-se na programação do Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que a Câmara Municipal está a promover durante este mês de março.

As Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho têm como propósito a partilha e discussão de conhecimento relacionado com a sustentabilidade e os seus pilares, numa zona muito especial de Portugal.

Estas jornadas vão decorrer em três locais em simultâneo, Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, zona envolvente ao Portinho e Serra d’Arga.

O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai acolher as várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.

No Mercado Sustentável a decorrer, durante os três dias, na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, podemos contar com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros – construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.

As Atividades de Natureza vão ter lugar sempre da parte da tarde e contam com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d’Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão – elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, caminhada de São João d’ Arga, a vida na envolvência no mosteiro. Os interessados têm à disposição transporte.

Recorda-se que o Município está a dedicar o mês de março ao Ambiente e à Sustentabilidade com a promoção de um conjunto de atividades, nomeadamente limpeza das praias; ações de fogo controlado; oficinas de jardinagem; projeto “Reciclar a Compostar” nas juntas de freguesias; comemoração dos Dia Internacional das Florestas; visitas às Dunas dos Caldeirões, Mata Nacional da Gelfa e Mata Nacional do Camarido; teatro de marionetas “Palhinhas, a história de um espantalho”, entre outras.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.