O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço apresenta-se neste ano de 2023 imbuído de dois grandes desafios. Como todos nós reconhecemos e já o temos escalpelizado nestas colunas, um desses grandes desafios é o tempo pós pandemia, a qual trouxe inúmeros desafios que abalou tudo e todos, onde as associações de índole cultural não foram poupadas pelas medidas impostas e consequente ausência de atuações.
Assim vemos o GFCDCC neste ano do seu quadragésimo nono aniversário com uma direção eleita recentemente, portanto uma direção relativamente nova, onde impera a juventude, mas não é só a nível diretivo que impera a juventude porque ela está bem patenteada em todo o elenco do grupo. É este o outro desafio de que falavamos, a juventude predominante ao nível de todo o grupo, e não podemos esquecer que a juventude é fonte de vida de qualquer associação, saibamos pois é trabalhar com ela.
Como muito bem nos diz a direção do GFCDCC: “uma Direção nova em que impera a juventude com novos rostos, assim este grupo se compromete a manter vivas as tradições, usos e costumes da freguesia de Carreço.”
Portanto neste ano de pós pandemia, com a adesão de muitos jovens ao grupo e com uma direção jovem que nos diz: “importa destacar que a principal missão deste ano é cuidar. Cuidar do nosso património, das nossas pessoas, das nossas vivências. Porque este grupo, tal como o nome indica, é feito de danças e cantares ao som de músicas que todos aqueles que passaram por Carreço conhecem”.
Sabemos que é uma direção jovem e tem, no mínimo, dois desafios a vencer, o pós pandemia e o préstimo jovem, estes desafios aliados a imensas ambições e projetos, sentido próprio do pulsar jovem. No entanto não descoram todo um historial e dizem: “é neste meio cultural que se desenvolvem laços que são para a vida porque apesar de muitos membros terem deixado o grupo, deixaram um pouco de si e são eles que estão na primeira fila para nos segurar e aplaudir”.
Para começarem a trabalhar nada melhor do que já fizeram quando cantaram as janeiras pelos quatro lugares da nossa freguesia e assim de um modo muito simples, mantiveram uma velha tradição e desejaram a todos Boas Festas .
“E por isso, começamos 2023 a percorrer Carreço, batendo de porta em porta para apresentar o grupo, desejar boas festas e dizer que continuamos aqui. 2023 é o início de uma nova era do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço. Uma era em que impera a juventude”, refere fonte da Direção. Acrescentando que “apresentamos aos jovens dirigentes do GFCDCC os nossos sinceros parabéns por terem assumido o cargo de dirigirem uma associação de índole folclórica como esta, a qual também passa por receber uma lufada de gente jovem”.
Votos de muitos e ótimos sucessos e levar de vencida os dois desafios.